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Armando Lourenzo

Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP. Pós-graduado em Filosofia pela PUC. Diretor da EY University. Presidente do Instituto EY. Professor da FIA, USP (PECEGE) e Casa do Saber.
Você já se questionou sobre isso?
Possibilitar a criação de equipes com diferentes perfis traz experiências e olhares complementares para a resolução de um desafio.
Nos últimos anos, tivemos grandes avanços sobre teorias e técnicas neste campo, mas ainda assim, há mais certezas sobre como desmotivar os colaboradores. Várias são as atitudes tomadas pelo chefe (sim, o chefe, e não o líder) que desmotivam as pessoas. Conheça algumas delas.
Saber dar o apoio necessário em momentos difíceis irá mostrar a sua empatia com o time e, consequentemente, aumentar o comprometimento do colaborador.
Buscar equilíbrio entre as características pessoais e o desejo dos times é a chave para uma boa liderança.
Indicar as competências para o futuro é relativamente fácil. O segredo está em como desenvolvemos essas competências.
Desenhar um bom planejamento é apenas a primeiro passo para cumprir as metas da companhia. Saiba qual é o papel do líder no dia a dia corporativo.
Maus líderes causam impactos negativos no engajamento e retenção dos profissionais dentro das empresas. Veja as principais competências esperadas de boas lideranças.
Incentivar que os funcionários participem do processo decisório é uma tendência, mas colocá-la em prática mexe com a cultura das empresas.
83% dos gestores demitidos no Brasil vão embora pelo comportamento, e só 17% por motivos técnicos. Chefiar uma equipe exige, acima de tudo, soft skills.
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Criticar a liderança é muito comum, mas isso não elimina a possibilidade de os colaboradores aprenderem a lidar com algumas situações difíceis.
Entenda como um planejamento de ações de educação corporativa podem transformar uma companhia – e veja dicas de como melhorar esse processo.
Colaboradores devem conhecer suas potencialidades e limitações e aprender a lidar com cada uma delas.
O número de empregos nos moldes tradicionais deve diminuir cada vez mais, enquanto os PJs ganham espaço. Você está preparado?
Você pode aprender a ser chefe. Mas cursos e aperfeiçoamentos formais são o de menos: liderança é sinônimo de experiência e uma carreira de interações com seus colegas e gestores.
A adaptabilidade é mais importante do que exercícios de futurologia: sequer sabemos se as empresas do futuro terão líderes no sentido atual da palavra.
Postura empreendedora significa ter iniciativa para almejar mudanças e pontuar o que pode ser melhorado. E nem todas empresas estão preparadas para isso.
Para qualquer desafio, você terá de desenvolver duas capacidades básicas: o autocontrole e a empatia.
Novas tecnologias, áreas de conhecimento e até as relações de trabalho devem mudar. É preciso estar preparado.
Criticar a liderança é comum, mas isso não elimina que funcionários aprendam a lidar com situações difíceis na relação entre líder e liderado.
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