Continua após publicidade
Imagem Blog

Breno Paquelet

É especialista em negociações estratégicas, professor do MBA em Gestão Empreendedora da Universidade Federal Fluminense (UFF), consultor e autor
Entenda a diferença sutil, mas crucial, entre negociar interesses e posições – e saiba qual a melhor abordagem para você.
Dentro de cada “conversa difícil” há, em geral, três conversas distintas acontecendo simultaneamente. Elas envolvem o que está sendo dito por ambos, mas também o que não é dito. Vamos destrinchar.
A troca produtiva de informações é essencial para a construção de bons acordos. E o segredo está em ouvir e coletar informações precisas.
Apesar de não parece, o conflito pode funcionar como uma força propulsora no trabalho. Veja como.
Entenda o conceito de triângulo da confiança, criado pela professora de Harvard Frances Frei.
Quando entendemos o ponto de vista do outro, temos mais elementos para trabalhar em uma negociação.
Varrer o problema para debaixo do tapete não adianta. Veja dicas de como resolver discordâncias profissionais de forma produtiva.
É improdutivo pensar na negociação como um jogo em que alguém ganha (e o outro perde). Entenda a melhor forma de encarar esse processo.
Seja para resolver problemas no trabalho ou tratar impasses familiares, estamos negociando a todo momento. Veja o passo a passo de como turbinar esse processo.
Existem, basicamente, quatro cenários gerais em que as negociações acontecem. Entenda-os e saiba como agir em cada um deles.
Publicidade
O primeiro passo é identificar qual é o ponto específico que torna a conversa difícil – e adotar uma estratégia para lidar com ele.
O segredo é enxergar a negociação como um processo para encontrar uma solução conjunta para um problema.
Bons comunicadores são aqueles quem sabem fazer boas perguntas e não quem fala mais ou é extrovertido.
Conflitos mal geridos podem gerar desengajamento, mas conflitos bem geridos levam a soluções eficazes. Descubra em qual dos cinco estilos de gestão de conflitos você se encaixa.
A pandemia travou a economia e empresas. Mas, profissionais qualificados, ainda existe espaço para a negociação salarial.
Jogo de cintura não é suficiente para ser bem-sucedido em uma negociação. É preciso se preparar para encontrar soluções.
Só existem duas respostas para essa pergunta: sim ou não. E nenhuma delas é boa na hora da negociação.
Não é preciso abrir mão do dinheiro logo de cara. Confira outras duas estratégias que você pode usar.
Ser agressivo, passa a impressão de estar ignorando os interesses do outro durante a negociação.
Identificar o que impede o outro de fazer o que você quer, ajuda a resolver os problemas dos dois lados.
Publicidade
Continua após publicidade