Buscar equilíbrio entre as características pessoais e o desejo dos times é a chave para uma boa liderança.
Indicar as competências para o futuro é relativamente fácil. O segredo está em como desenvolvemos essas competências.
Desenhar um bom planejamento é apenas a primeiro passo para cumprir as metas da companhia. Saiba qual é o papel do líder no dia a dia corporativo.
Maus líderes causam impactos negativos no engajamento e retenção dos profissionais dentro das empresas. Veja as principais competências esperadas de boas lideranças.
Incentivar que os funcionários participem do processo decisório é uma tendência, mas colocá-la em prática mexe com a cultura das empresas.
83% dos gestores demitidos no Brasil vão embora pelo comportamento, e só 17% por motivos técnicos. Chefiar uma equipe exige, acima de tudo, soft skills.
Criticar a liderança é muito comum, mas isso não elimina a possibilidade de os colaboradores aprenderem a lidar com algumas situações difíceis.
Entenda como um planejamento de ações de educação corporativa podem transformar uma companhia – e veja dicas de como melhorar esse processo.
Colaboradores devem conhecer suas potencialidades e limitações e aprender a lidar com cada uma delas.
O número de empregos nos moldes tradicionais deve diminuir cada vez mais, enquanto os PJs ganham espaço. Você está preparado?
Você pode aprender a ser chefe. Mas cursos e aperfeiçoamentos formais são o de menos: liderança é sinônimo de experiência e uma carreira de interações com seus colegas e gestores.
A adaptabilidade é mais importante do que exercícios de futurologia: sequer sabemos se as empresas do futuro terão líderes no sentido atual da palavra.
Postura empreendedora significa ter iniciativa para almejar mudanças e pontuar o que pode ser melhorado. E nem todas empresas estão preparadas para isso.
Para qualquer desafio, você terá de desenvolver duas capacidades básicas: o autocontrole e a empatia.
Novas tecnologias, áreas de conhecimento e até as relações de trabalho devem mudar. É preciso estar preparado.
Criticar a liderança é comum, mas isso não elimina que funcionários aprendam a lidar com situações difíceis na relação entre líder e liderado.
Nem sempre o colaborador saberá agir para resolver os problemas apontados em uma avaliação. Cabe ao líder ajudá-lo a melhorar.
Promoções devem acompanhar as realizações do profissional, mas existem outras formas de reconhecimento.
Da mesma forma que você busca orientação com profissionais mais experientes, você deverá ser um aconselhador de seus liderados.
Como líder, você deve tomar muito cuidado para não cair na tentação do poder.