São Paulo irá multar e cassar alvará de empresas acusadas de homofobia

Lei, sancionada na última semana, prevê punição para empresas que demitirem funcionários LGBT+ por conta da sua orientação sexual ou identidade de gênero

Por Luciana Lima
Atualizado em 17 out 2024, 12h28 - Publicado em 27 jan 2020, 17h00
Parada LGTB+: São Paulo sancionou lei que prevê multa e cassação de alvará de empresas homofóbicas  (Josè Maria Sava/Unsplash)
Continua após publicidade

São Paulo – Na última sexta-feira, dia 24, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou uma lei que prevê multa, suspensão e até mesmo a cassação do alvará de funcionamento de empresas que descriminem clientes ou empregados LGBT+.

De acordo com a Lei nº 17.301, de autoria dos vereadores Reis (PT) e Sâmia Bomfim (PSOL), entre os atos de LGBTfobia passíveis de punição estão: demitir, direta ou indiretamente, por conta da orientação sexual do empregado e inibir ou proibir o acesso de funcionários e clientes em qualquer estabelecimento público ou privado em função da orientação sexual dos profissionais.

 

As penalidades incluem advertência, pagamento de multas, suspensão do alvará de funcionamento por 30 dias e cassação total do documento. A lei, que já está em vigor, também vale para pessoas físicas e organizações sem fins lucrativos instaladas em São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.