Tudo o que um chefe de primeira viagem precisa saber

No 27º episódio do Rádio Peão, discutimos os principais desafios de quem está estreando no posto de liderança (e como lidar com a situação)

Muitos profissionais sonham receber uma promoção, mas quando ela acontece descobrem que, tirando o aumento de salário, assumir um posto de liderança não é algo tão legal assim.

Fazer a passagem de “colega” para “superior”, conquistando o respeito e a confiança da equipe, é um processo doloroso que gera insegurança, medo e uma série de desafios. Isso porque, além de apresentar resultados, um gestor de primeira viagem precisa gerenciar expectativas, ganhar a atenção da alta liderança e aperfeiçoar habilidades políticas.

E, se de um lado há mais autonomia, do outro existe pressão para tomar decisões, estabelecer prioridades e inspirar o time.

Não à toa, segundo um estudo do Center of Creative Leadership, instituição global de educação executiva, 50% dos gerentes são classificados por seus subordinados como ineficazes. Mas como se tornar um bom chefe?

É isso que debatemos no 27º episódio. Para esse bate-papo, as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli conversam com Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar, organização criada pelo empresário Jorge Paulo Lemann que oferece bolsas de estudos e treinamentos para jovens talentos, e Tatiana Iwai, professora de comportamento organizacional e liderança do Insper.

 

Dica da Redação

A partir de agora, a cada novo episódio, um de nossos jornalistas indicará uma sugestão de filme, livro, documentário, série ou podcast para os ouvintes. 

Nesta semana, a nossa editora Elisa Tozzi indica a leitura do best-seller Líderes Se Servem Por Último, de Simon Sinek. “Eu considero esse um dos melhores livros sobre liderança já lançados no Brasil. É essencial para quem está se tornando chefe pela primeira vez”, diz Elisa. 

 


 

Escute aqui o episódio completo:

 

 

 

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

 

A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela marca Abril sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: