Depois de escutar este episódio, você vai falar e escrever melhor

No 24º programa do Rádio Peão, o professor de língua portuguesa Diogo Arrais mostra como evitar os deslizes gramaticais mais comuns no mundo corporativo

Falar e escrever bem são duas habilidades que aumentam o passe de um profissional. Quem se expressa de um jeito estruturado, cria bons currículos, avança em processos seletivos, conquista clientes e até negocia melhor com o chefe. Já quem comete deslizes com a língua portuguesa, ao contrário, gera ruídos na comunicação que podem ser fatais para o crescimento de carreira.

No 24º episódio do Rádio Peão, o podcast semanal da VOCÊ S/A, nós vamos mostrar o que um profissional pode – e deve fazer – para melhorar o seu poder de comunicação.

Quem nos ajuda nessa missão é o professor de língua portuguesa e convidado da semana Diogo Arrais, que é colunista de VOCÊ S/A e apresentador do canal do YouTube Mesma Língua, com mais de 190 000 seguidores.

No primeiro bloco, ele mostra por qual razão é tão importante dominar a língua portuguesa. Já no segundo, dá dicas práticas de português e esclarece quais são os erros mais comuns no mundo corporativo.

“Sempre recomendo ao profissional que busca uma vaga de destaque ler, pelo menos, uma obra da literatura por semana ou a cada 15 dias”, diz Diogo. Outra recomendação do professor é ter em mãos o “Dicionário Analógico da Língua Portuguesa”, de Francisco Ferreira Azevedo. Uma prática que ele tomou emprestada de Chico Buarque, como ele contou para as editoras Elisa Tozzi, Mariana Poli e Camila Pati.

Na conversa, além esclarecer dúvidas de ouvintes, ele fala sobre o excesso de estrangeirismos e explica por que devemos prestar atenção a como escrevemos em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. “Não fazer a revisão do que será publicado é dar margem às críticas maldosas.”

Quer saber mais? Ouça o episódio completo aqui:

 

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

A Editora Abril tem uma parceria com Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela Você S/A sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: