Tudo o que um chefe de primeira viagem precisa saber
No 27º episódio do Rádio Peão, discutimos os principais desafios de quem está estreando no posto de liderança (e como lidar com a situação)
Muitos profissionais sonham receber uma promoção, mas quando ela acontece descobrem que, tirando o aumento de salário, assumir um posto de liderança não é algo tão legal assim.
Fazer a passagem de “colega” para “superior”, conquistando o respeito e a confiança da equipe, é um processo doloroso que gera insegurança, medo e uma série de desafios. Isso porque, além de apresentar resultados, um gestor de primeira viagem precisa gerenciar expectativas, ganhar a atenção da alta liderança e aperfeiçoar habilidades políticas.
E, se de um lado há mais autonomia, do outro existe pressão para tomar decisões, estabelecer prioridades e inspirar o time.
Não à toa, segundo um estudo do Center of Creative Leadership, instituição global de educação executiva, 50% dos gerentes são classificados por seus subordinados como ineficazes. Mas como se tornar um bom chefe?
É isso que debatemos no 27º episódio. Para esse bate-papo, as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli conversam com Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar, organização criada pelo empresário Jorge Paulo Lemann que oferece bolsas de estudos e treinamentos para jovens talentos, e Tatiana Iwai, professora de comportamento organizacional e liderança do Insper.
Dica da Redação
A partir de agora, a cada novo episódio, um de nossos jornalistas indicará uma sugestão de filme, livro, documentário, série ou podcast para os ouvintes.
Nesta semana, a nossa editora Elisa Tozzi indica a leitura do best-seller Líderes Se Servem Por Último, de Simon Sinek. “Eu considero esse um dos melhores livros sobre liderança já lançados no Brasil. É essencial para quem está se tornando chefe pela primeira vez”, diz Elisa.
Escute aqui o episódio completo:
Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores Deezer, Spotify, Pocket Casts, Podcast Addict e YouTube!
A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela marca Abril sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.