Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como se tornar um líder inspirador

No 16º episódio do Rádio Peão, Márcio Fernandes explica por que colocar as pessoas no centro é tão importante para a liderança

Por Redação VCSA Atualizado em 17 dez 2019, 15h07 - Publicado em 27 nov 2019, 06h00

O tema do 16º episódio do Rádio Peão está presente em todas as conversas que temos sobre carreira e mercado de trabalho:  liderança.

A importância desse assunto não é por acaso. Bons líderes conseguem construir um ambiente em que os bons resultados caminham lado a lado com a felicidade no trabalho. Não é à toa, por exemplo, que a maior parte dos líderes do Guia VOCÊ S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2019 é formada por gestores acima da média. De acordo com o nosso levantamento, apenas 10% dos chefes das Melhores Empresas é coercitivo.

Mas quais são os comportamentos e as habilidades de líderes que inspiram suas equipes? E será que existe algum novo estilo de liderança que dê mais resultados nos dias atuais? Essas são algumas das perguntas que as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli fazem a Márcio Fernandes,  conselheiro, palestrante e autor de três livros sobre gestão. O último deles, Filosofia de Gestão – Cultura e Estratégia COM pessoas, acabou de ser lançado.

No primeiro bloco, apresentamos um conceito de gestão que coloca as pessoas no centro e que prega que é possível unir a afetividade com a efetividade nos negócios. “A empresa tem que dar lucro, sim, mas é de um jeito certo e que faça sentido para as pessoas. A gente não pode ter uma cultura de medo. As empresas têm que ter resultados incríveis, mas as pessoas têm que se sentir incríveis também”

Continua após a publicidade

No segundo bloco, mostramos quais são as atitudes para se tornar um líder com essa mentalidade – e não importa se você já ocupa, ou não, um cargo de gestão. Um dos comportamentos é manter a proximidade com as pessoas. “Sempre procurei explicar detalhadamente o que eu penso e abrir meus ouvidos para o que os outros pensam. E aí vamos conciliando. Eu chamo isso de convergência. Quando as pessoas, ainda que não concordem com tudo o que você faz, têm espaço para se expressar e conseguem ter razão em alguns momentos, elas se sentem melhor”, diz Márcio.

Ouça o episódio completo aqui:

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores Deezer, Spotify, Pocket Casts, Podcast Addict e YouTube!

Ouça os episódios anteriores do Rádio Peão:

#15 Por dentro das 150 Melhores Empresas para Trabalhar
#14 Os novos contratos de trabalho
#13 Como desenvolver o autoconhecimento

 

Continua após a publicidade
Publicidade