Como equilibrar família e trabalho na quarentena?

No episódio 38 do Rádio Peão, especialistas dão dicas para conciliar as demandas da família com as questões profissionais

São Paulo – Você está disputando a mesa de jantar com a sua família para conduzir uma videoconferência no lugar mais iluminado da casa? Precisa interromper uma ligação para fazer seu cachorro parar de latir? Ou tem que ficar mudando de papel de hora em hora para ser professor de educação infantil, profissional e cozinheiro? Então, assim como milhares de brasileiros, você está vivendo os desafios de trabalhar em casa durante a quarentena.

E isso não é fácil. Uma pesquisa feita pelo Centro de Inovação da FGV EAESP sobre a percepção das pessoas quanto ao home office durante a crise do coronavírus mostra que 56% dos profissionais têm muita dificuldade ou dificuldade moderada para equilibrar atividades do trabalho com questões pessoais.

No episódio 38 do Rádio Peão, as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli discutem os dilemas que o isolamento social trouxe para quem está vivendo um home office compartilhado com toda a família com a ajuda de Elisabete Rello, diretora de RH da Bayer, e Paul Ferreira, professor de estratégia da Fundação Dom Cabral

No primeiro bloco, os entrevistados explicam por que essa situação que vivemos é tão fora do padrão e quais sãs as angústias geradas neste contexto, incluindo as da liderança. “Os líderes foram igualmente impactados por tudo o que está acontecendo. E isso, naturalmente, gera uma empatia maior”, diz Elisabete. 

No segundo bloco, eles mostram o que é possível fazer para transformar essa realidade em aprendizado. “A sociedade pode se aproveitar desse momento para questionar o valor do trabalho doméstico e puxar as fronteiras da divisão de tarefas entre homens e mulheres”, diz Paul. 

Recados da redação: VOCÊ S/A também está em home office. Por isso, esta gravação foi feita remotamente e há pequenas falhas em nossos áudios. Não há nada que comprometa o entendimento, mas ainda assim pedimos a compreensão dos ouvintes. Além disso, excepcionalmente durante o período de quarentena, não publicaremos o quadro Dica da Redação

Escute o episódio #38 completo aqui:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=IXNstY4pHhA%5D

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A  por R$ 9,90 por mês.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante,  por R$ 9,90 mensais.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.