As lições de liderança de Luiza Helena Trajano para enfrentar a crise

A presidente do conselho do Magazine Luiza diz que essa é a pior crise que ela já enfrentou e dá dicas para os líderes no 34º episódio do Rádio Peão

São Paulo – No episódio 34 do Rádio Peão, nossa missão é ajudar os líderes em um grande desafio:  conduzir os funcionários – e os negócios – durante e depois da pandemia do novo coronavírus, uma das crises mais difíceis que o mundo já enfrentou.

As perspectivas, como já falamos em episódios anteriores, são complexas. O FMI afirmou recentemente que as perdas econômicas desta crise serão piores do que as da Grande Depressão de 1929 e que o PIB mundial deve encolher 3%.

No Brasil as previsões também não são otimistas. O FMI afirma que nosso PIB vai diminuir 5,3% neste ano e o Santander estima que o pico da crise deve fazer com que 2,5 milhões de pessoas percam o emprego e que, no fim do ano, o Brasil chegaria a um índice de desemprego de 12,3%.

E é diante deste cenário que empresas e líderes precisam agir e se reinventar para fazer dois movimentos: enfrentar a crise agora sem esquecer de pensar sobre o momento de retomada.  Para compartilhar essas lições de liderança, convidamos Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza.

No primeiro bloco, abordaremos a dimensão desta pandemia e qual é a responsabilidade das empresas e dos líderes nesse momento. “A crise do Plano Collor é só 20% desta de agora. A única certeza que eu tenho é que nós não vamos ser mais os mesmos. Os escritórios, as casas, os clientes, nada vai ser como antes”, diz Luiza.  No segundo bloco, vamos explicar que atitudes os líderes devem tomar para ter pensamento estratégico sem deixar a empatia de lado.  “Tudo passa. Vamos viver intensamente cada dia para saber o que a gente pode melhorar em nós mesmos”, diz Luiza. 

Recados da redação: a cartilha que Luiza Helena Trajano indica para os empreendedores entenderem quais são as medidas governamentais para enfrentar a crise está aqui (só clicar neste link: Medidas Emergenciais covid-19_). 

A VOCÊ S/A também está em home office. Por isso, esta gravação foi feita remotamente e há pequenas falhas em nossos áudios. Não há nada que comprometa o entendimento, mas ainda assim pedimos a compreensão dos ouvintes. Além disso, excepcionalmente durante o período de quarentena, não publicaremos o quadro Dica da Redação

Escute o episódio #34 completo aqui:

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Você S/A?
Clique aqui e assine VOCÊ S/A por R$ 9,90 por mês.

E se você gosta da VOCÊ RH é só clicar aqui para ser nosso assinante, também por R$ 9,90 mensais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: