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Como vencer os desafios na hora de abrir o próprio negócio

No 36º episódio do podcast Rádio Peão mostramos tudo o que você precisa saber ao se lançar na jornada empreendedora

Por Redação VOCÊ S/A
Atualizado em 6 Maio 2020, 15h37 - Publicado em 6 Maio 2020, 06h00

Seja por propósito, seja por necessidade, empreender se tornou a solução para muitos brasileiros. Tanto é que o Brasil é o país com a maior taxa de empreendedorismo entre as nações em desenvolvimento.

De acordo com dados de 2018 do Global Entrepreneurship Monitor, o GEM, são 52 milhões de cidadãos empreendendo por aqui. E, segundo outra pesquisa da instituição, o sonho de ter o próprio negócio é o quarto desejo mais comum entre os brasileiros, ficando à frente de ter um diploma de ensino superior e de trabalhar numa empresa.

Mas como emplacar uma ideia promissora sem falir no primeiro ano? Como encontrar um diferencial e não se deixar levar pelos modismos ao empreender? E o que observar se você deseja abrir mão de um emprego para realizar o sonho de ser dono do próprio nariz?

Esses são alguns dos assuntos que as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli discutem no 36º episódio do Rádio Peão, que tem como convidadas Evange Elias, professora da pós-graduação de marketing no varejo e do curso de marketing digital e e-commerce do Senac, e Juliana Motter, fundadora da Maria Brigadeiro, marca pioneira do doce com uma pegada gourmet no Brasil.

No primeiro bloco, explicamos quais são as motivações que levam alguém a empreender e quais os principais desafios nesta jornada. “Penso que, se vamos montar um negócio, devemos ancorá-lo em nossa vocação, naquilo que desempenhamos bem. Faço brigadeiro desde os 16 anos. E, quanto mais você faz algo, mais se apropria do processo. Agora, para fazer muitas vezes a mesma coisa, você precisa gostar muito”, diz Juliana.

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No segundo, debatemos quais são cuidados que precisam ser tomados para ter uma carreira empreendedora de longo prazo.  “O mais importante é saber qual é o tamanho do passo que você pode dar. Existe uma pesquisa da Harvard Business School que mostra que ter um plano de negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso, seja ao empreender por oportunidade, seja ao empreender por necessidade”, diz Evange, que ensina ainda o que levar em conta ao montar um empreendimento.

Recados da redação: VOCÊ S/A também está em home office. Por isso, esta gravação foi feita remotamente e há pequenas falhas em nossos áudios. Não há nada que comprometa o entendimento, mas ainda assim pedimos a compreensão dos ouvintes. Além disso, excepcionalmente durante o período de quarentena, não publicaremos o quadro Dica da Redação

 

Escute o episódio #36 completo aqui:

 

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