Chefe centralizador, criativo ou tóxico? Conheça os tipos de líderes
No 23º episódio do Rádio Peão, discutimos quais são os estilos de gestão mais comuns no Brasil e damos dicas para lidar com chefes tóxicos
Os chefes têm uma influência enorme sobre as equipes. Dependendo de como eles agem, os times são mais – ou menos – produtivos, engajados, satisfeitos e inovadores.
A influência é tamanha que, se os líderes não agradarem, a empresa corre o risco de perder talentos. Uma pesquisa da consultoria de recrutamento Michael Page mostrou que 8 em cada 10 pedidos de demissão são justificados por problemas com o chefe.
No episódio 23 do Rádio Peão, as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli conversam com especialistas sobre os diferentes tipos de chefia e o que fazer para criar conexões com os líderes. As convidadas são Ana Paula Alfredo, sócia da consultoria Agregat, e Vanessa Cepellos, professora de Organizações e Gestão de Carreiras da FGV – EAESP.
No primeiro bloco, a discussão é sobre os tipos de comportamento mais comuns entre os gestores brasileiros e os motivos que fazem com que ainda existam tantos chefes despreparados no mercado. “Um estudo da Gallup traz um dado assustador: apenas duas em cada dez pessoas têm habilidades naturais de liderança”, diz Ana Paula.
No segundo bloco, as entrevistadas dão dicas para quem precisa enfrentar chefes difíceis e explicam por que a comunicação é tão importante para líderes e liderados. “Muitas vezes, por falta de conexão com os colaboradores, o líder está gerindo uma empresa que não existe”, diz Vanessa.
Ouça o episódio completo aqui:
Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores Deezer, Spotify, Pocket Casts, Podcast Addict e YouTube!
Perdeu algum episódio? Não tem problema