Conheça mitos e verdades sobre a transformação digital

No 21º episódio do Rádio Peão, mostramos aspectos fundamentais para compreender as mudanças tecnológicas em curso no mundo corporativo

O termo transformação digital virou lugar-comum. E, no 21º episódio do Rádio Peão, vamos desvendá-lo: o que é transformação digital? E por qual razão, de uns tempos para cá, falamos tanto dela?

Com o avanço frenético de tecnologias como inteligência artificial, big data, Internet das Coisas, 5G e blockchain, executivos e empreendedores correm contra o tempo para modernizar serviços e produtos. O medo do “efeito Kodak” é tão presente no mundo dos negócios que os aportes corporativos em novas plataformas são altíssimos. Segundo um estudo global do IDC, só em 2019, as companhias ao redor do mundo gastaram 1,8 trilhões de dólares em transformação digital, 18% a mais do que em 2018.

O problema é que todo esse esforço nem sempre traz os resultados esperados. Pesquisa da McKinsey revelou que apesar de oito em cada dez executivos afirmarem que suas organizações estão promovendo algum tipo de mudança tecnológica, só 3% deles relatam sucesso nas novas implementações.

E, em meio a tantos desafios, estão as pessoas, pressionadas a ser resilientes, ágeis e criativas. Para discutir esse tema complexo, nós convidamos Antonio Salvador, ex-Chief Digital Officer do Grupo Pão de Açúcar e investidor da PinPeople, startup de experiência do funcionário; e Luis Banhara, diretor no Brasil da Citrix, multinacional norte-americana especializada em espaços de trabalho digitais.

Com vasta experiência no mercado, os dois executivos ajudam a esclarecer os mitos e as verdades que rondam a transformação digital e a entender o que as companhias têm feito para lidar com as dificuldades que esse processo impõe. Eles também debatem, com as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli, qual é o papel das pessoas nesse movimento intenso e incerto.

Ouça o episódio completo aqui:

Você pode escutar o Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.