Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar e o desempenho – mesmo no trabalho remoto

Os gestores ainda podem fornecer liderança ética em ambientes remotos se forem capazes de transmitir cuidado genuíno aos funcionários.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 17 abr 2025, 15h22 - Publicado em 17 abr 2025, 15h00
-
 (Hinterhaus Productions/Getty Images)
Continua após publicidade

Muitos empregos migraram para a atuação remota. Com isso, gestores e funcionários passaram a interagir com frequência por meio de videochamadas, emails e mensagens, em vez de pessoalmente. 

Isso trouxe várias preocupações para a liderança das empresas, preocupadas com questões como comprometimento, cultura, dedicação e desempenho. Muitos deles temiam que a migração para o trabalho remoto iria prejudicar esses parâmetros. Eles tinham medo de que esse novo regime limitasse a capacidade dos funcionários de se conectarem com seus líderes, dificultando a construção de uma cultura ética forte.

Segundo um grupo de pesquisadores, uma maneira de garantir o compromisso dos funcionários com a empresa são bons líderes. Os colaboradores tendem a ter um melhor desempenho, bem-estar e comprometimento quando sentem que são supervisionados por líderes éticos – mesmo trabalhando remotamente.

“A liderança ética é evidente em uma organização quando os funcionários reconhecem valores como integridade, justiça e cuidado com os outros por meio das ações de um líder”, escrevem os pesquisadores envolvidos. As informações são baseadas em três estudos com vendedores, conduzidos entre 2021 e 2024, com o objetivo de entender como a liderança ética é percebida em um ambiente de trabalho remoto.

“Em todos os estudos, nossos resultados mostraram que, quando os vendedores percebem seus líderes como éticos, eles se sentem significativamente mais comprometidos com a organização”, afirmam. “Esse comprometimento, por sua vez, leva a um maior bem-estar e melhor desempenho.”

Continua após a publicidade

O interessante é que mesmo conforme os cargos ficavam mais remotos, essas observações e efeitos positivos se mantiveram. Isso sugere que a liderança ética é uma ferramenta poderosa e eficaz para uma empresa, independentemente do regime de trabalho.

“A liderança ética desempenha um papel crucial na formação da cultura no local de trabalho, influenciando desde a satisfação dos funcionários até o desempenho geral”, escrevem os pesquisadores. “Líderes que demonstram integridade, valores fortes e expectativas claras promovem um ambiente em que os funcionários se sentem apoiados e motivados. Isso, por sua vez, leva a um maior engajamento, menor rotatividade e melhor desempenho no trabalho.”

Contudo, os cientistas reforçam que, com o trabalho remoto, os funcionários podem ter dificuldade de perceber comportamentos éticos de seus líderes. Momentos espontâneos de escritório, como a forma que um gestor lida com uma situação difícil, têm menor chance de serem testemunhados.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.