Perguntas de entrevista: quais seus objetivos para o futuro? Diga isto

Essa pergunta de entrevista de emprego é o foco do quarto episódio da websérie Entrevista na Prática

São Paulo – Quais são os seus objetivos para o futuro? Essa pergunta de entrevista de emprego é o foco do quarto episódio da websérie Entrevista na Prática, produzida pelo Na Prática para a VOCÊ S/A.

No primeiro episódio, falamos quais são as perguntas mais comuns de entrevista de emprego. No episódio dois tratamos da pergunta: Quais são seus hobbies e no episódio 3 foi a vez de responder aquela que é uma clássica: por que você quer trabalhar aqui. Se você perdeu pode conferir aqui 1º episódio, aqui o 2º episódio e aqui o 3º episódio.

Você traça metas de longo prazo?
Onde se vê em cinco e dez anos?
Quais são os seus objetivos de carreira para o futuro?

Essas perguntas e suas variações são frequentes e é bem provável que em algum momento você já tenha se deparado com elas.

“Um ponto que o entrevistador quer entender com essa pergunta são as suas ambições, o quanto você está se dedicando para pensar sobre o futuro e o quanto você planeja os passos em direção a esse objetivo”, diz Patrícia Aguiar, gerente de gente e gestão da Fundação Estudar.

Outro aspecto que o recrutador leva em consideração é se os seus objetivos profissionais estão em consonância com a missão e os valores da empresa. “Ele quer saber se a função que você vai exercer e as perspectivas conversam com o que você quer fazer”, diz.

Apesar de o destaque de uma entrevista de emprego ser a trajetória e os objetivos de carreira, mas o candidato pode usar argumentos pessoais que ajudem a justificar suas competências.

Por exemplo, se o seu objetivo for uma especialização em determinada área, é interessante contar quais são os pontos do curso que você pretende fazer que vão contribuir na sua formação pessoal e profissional.

“A ideia é sempre que você consiga fazer esses paralelos entre o que você vai desenvolver de competências e habilidades na especialização com o que você quer fazer na sua carreira”, diz Patrícia.

Fuja dos clichês e da subjetividade na hora de responder. Frases como “eu quero ser feliz”, “quero transformar a educação”, “eu quero transformar o mundo” podem ser muito subjetivas e vazias, segundo Patrícia.

Veja também

Destacar as entregas e as funções que gostaria de fazer naquela empresa melhor do que se ater a cargos que gostaria de ocupar.  Em vez de falar que você quer ser o presidente da empresa prefira citar o legado que gostaria de deixar caso conquista a vaga de emprego.

Mas é importante ser prático e realista na hora de dar a resposta.  Tente encontrar quais benefícios aquela função pode trazer para o seu desenvolvimento de carreira. “E claro como isso conversa com o desafio pelo qual a empresa passa e como você consegue contribuir para o sucesso dessa empresa”, diz Patrícia. Confira o vídeo com essas e mais dicas para responder essa pergunta de entrevista de emprego:

 

Vai fazer entrevista de emprego por vídeo?

Especialistas citam algumas boas práticas que podem ajudar candidatos e recrutadores:

Com estas táticas você vai se dar bem nas entrevistas de emprego por vídeo

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: