Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Entrevista de emprego: saiba como responder as perguntas mais comuns

Começa hoje a websérie "Entrevista na prática" produzida pelo Na Prática, especialmente para a VOCÊ S/A

Por Camila Pati Atualizado em 30 jan 2020, 10h56 - Publicado em 30 jan 2020, 06h00

São Paulo – Estreia hoje a websérie Entrevista na prática produzida pelo Na Prática, especialmente para a VOCÊ S/A. Os vídeos vão ajudar candidatos a vagas de emprego a mandarem bem na conversa com recrutadores.

Numa entrevista de emprego, o entrevistador repara muito no que e como você fala.  Com todas as perguntas de entrevista que ele faz, mesmo as mais simples, ele está conseguindo, ou pelo menos tentando, montar um pouco do seu perfil profissional e pessoal, diz Patrícia Aguiar, gerente de gente e gestão da Fundação Estudar.

Uma das competências mais investigadas com perguntas de entrevista de emprego é o autoconhecimento.

A habilidade de se conhecer e a sua importância para a carreira foram tema de capa da edição 255 VOCÊ S/A. Elaboramos um Guia do Autoconhecimento para interessados em iniciar essa jornada.

Por que o autoconhecimento é importante? “Ampliar a visão de si mesmo dentro e fora do ambiente de trabalho permite fazer escolhas mais alinhadas com o que você quer para a vida”, disse à reportagem, Wilma Dal Col, diretora do ManpowerGroup. 

Autoconhecimento é o ponto de partida para o desenvolvimento de aptidões como criatividade, colaboração, flexibilidade, pensamento crítico, capacidade de trabalhar sob pressão e resolução de problemas complexos, todas as habilidades obrigatórias para quem deseja evoluir na carreira, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial.

Uma das principais dúvidas dos candidatos é : o que falar numa entrevista de emprego. Candidatos com autoconhecimento serão capazes de responder a questões como, por exemplo:

Qual o seu sonho?

Onde você se vê daqui 5 e 10 anos?

Continua após a publicidade

Com essas questões, os entrevistadores conseguem analisar o nível de autoconhecimento e a coerência do candidato com base nas informações sobre o que ele já fez na carreira, o que está fazendo e o que diz buscar para seu futuro profissional. “ Ele vai notar se há um alinha de raciocínio estruturada nas respostas”, diz Patrícia.

Uma questão que aparece com bastante frequência diz respeito aos resultados alcançados

Quais as suas principais conquistas?

. O que está sendo avaliada é a autopercepção do candidato, ou seja, como

“Outro ponto que nós adoramos explorar é a curiosidade intelectual”, diz Patrícia. O objetivo é saber como o profissional busca conhecimento e quais são os temas de interesse.

Perguntas relacionadas a situações difíceis dentro da empresa são utilizadas para avaliação do nível de maturidade e de inteligência emocional. A dica é pensar em como situações de conflito podem evoluir para um resultado positivo. A oportunidade é de expor o que pode ter sido aprendido com a situação e como essa lição pode servir para outras situações, segundo a especialista.

Nos próximos vídeos, essas questões serão exploradas detalhadamente. Enquanto isso, você pode dar uma olhada no primeiro episódio:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Yy5VeSGWqaQ%5D

 

Como um recrutador faz para saber se o candidato está mentindo?

O livro “Manual do Entrevistador Investigativo Moderno”, publicado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental, traz algumas técnicas usadas por entrevistadores. 

Estas táticas para detectar mentiras já foram usadas em 4 mil entrevistas

Continua após a publicidade
Publicidade