Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Perguntas de Entrevista de Emprego: saiba o que falar sobre seus hobbies!

Descubra o melhor jeito de responder à pergunta de entrevista de emprego: quais são seus hobbies

Por Camila Pati Atualizado em 14 fev 2020, 09h35 - Publicado em 6 fev 2020, 06h00

São Paulo – Será que tem pegadinha quando um recrutador faz a clássica pergunta de entrevista de emprego:

Quais são seus hobbies?

Este é o tema do segundo episódio da websérie produzida pelo Na Prática para a VOCÊ S/A. O primeiro vídeo também traz boas dicas sobre como responder perguntas de entrevista de emprego. Se você perdeu, você encontra neste link.

  • Na hora de falar sobre seus passatempos e hobbies, a primeira dica da Patrícia Aguiar, gerente de gente e gestão da Fundação Estudar, é ir direto ao ponto e ajudar o recrutador a montar o seu perfil.

    Ela recomenda escolher uma atividade que você pratique com certa frequência e que traga algum conhecimento ou exercite alguma habilidade em você. Por exemplo, se eu seu passatempo favorito é fazer caminhadas, você pode destacar virtudes como disciplina para exercícios físicos e esforço, se você tiver o hábito de ir aumentando gradualmente a distância percorrida.

    Os benefícios que um hobbie pode trazer para a vida profissional foram comprovados cientificamente. Uma pesquisa realizada por professores da Austrália, da China e de Hong Kong, publicada na revista científica Journal of Applied Psychology, mostrou que o que você faz à noite, fora do trabalho, pode ter uma influência positiva em sua carreira e o tema foi tratado na Você S/A, na reportagem publicada no ano passado: Diga-me seu hobby que direi o quanto produz no trabalho

    Continua após a publicidade

    “Já tenha na cabeça, antes de ir para a entrevista de emprego, qual o seu hobbie hoje e como ele ajuda você a crescer de alguma forma”, diz Patrícia.

    E se o seu hobbie for assistir filmes e séries na Netflix? Também é possível explicar esse passatempo de forma mais interessante. “Tenha em mente se você gosta mais de mistério pelo lado investigativo ou se você gosta de coisas mais leves porque isso te ajuda a recarregar as energias durante um fim de semana”, explica a gerente da Fundação Estudar.

    Outras atividades que podem ser citadas no contexto dessa pergunta de entrevista de emprego são escrever, viajar, fazer trabalho voluntário, praticar exercícios físicos, aprender um novo idioma. Mas, só vale se for verdade. Mentir no currículo ou na entrevista é o pior erro que um candidato pode cometer. “Todo recrutador está treinado para captar mentira durante a entrevista”, diz Patrícia.

    Confira no vídeo:

    Vai participar de uma entrevista de emprego em vídeo?

    Confira as dicas para mandar bem numa videoconferência com recrutador. Entrevistas em vídeo são tendência e pedem alguns cuidados do candidato:

    Com estas táticas você vai se dar bem nas entrevistas de emprego por vídeo

    Continua após a publicidade
    Publicidade