Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

Vale a pena fazer trabalho voluntário para o currículo?

Sim. Mas é importante entender em que tipo de segmento do mercado ele é valorizado.

Por Camila Almeida
15 nov 2024, 08h00
Mulher negra fazendo o inventário de caixas.
 (Maskot/Getty Images)
Continua após publicidade
P

ara quem está em busca de uma oportunidade de emprego e precisa agregar mais experiência ao currículo, o trabalho voluntário pode ser uma opção. Além de ser uma atividade engrandecedora para a vida pessoal, a carreira pode se beneficiar desse tipo de experiência. 

Entretanto, antes de se aventurar pelo voluntariado, é importante entender em que tipo de segmento do mercado ele é valorizado. Se seu interesse é trabalhar com empresas do ramo ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês), pode ser uma ótima pedida.

Segundo a psicóloga e gestora de recursos humanos Gisele Soares, o trabalho voluntário pode ser inclusive um critério de seleção. “Se a empresa tem a responsabilidade social como pilar, é comum que se pergunte em entrevista se a pessoa já fez voluntariado. Mas não podemos generalizar e dizer que ele é relevante para todas as empresas”, afirma.

Para a especialista, que tem experiência em empresas de impacto social, o voluntariado tem sido uma aposta pessoal. Atualmente, ela está atuando com crianças em uma ONG na cidade de Atins, no Maranhão, por intermédio da Worldpackers Brasil, uma comunidade de viajantes voluntários que acredita nessa experiência como forma de autoconhecimento e desenvolvimento de uma vida com mais propósito. 

Continua após a publicidade

Mas é possível apostar no trabalho voluntário mesmo que você atue em outros segmentos, em que o trabalho social não é considerado fundamental. Especialmente se o objetivo é atuar numa área em que ainda não se tem experiência ou fazer uma transição de carreira. “Por exemplo, se o profissional é um engenheiro de obras que deseja migrar para um ramo de construção mais sustentável, o trabalho voluntário pode ser uma porta de entrada”, afirma Soares.

O importante é ser estratégico na escolha do voluntariado, caso o objetivo seja turbinar o currículo, para que a experiência possa render frutos no futuro. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.