Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

O que raios é fit cultural?

Fit, em inglês, significa encaixar. Isso, por si só, já diz quase tudo que você precisa saber sobre o termo. 

Por Sofia Kercher
Atualizado em 16 ago 2024, 13h52 - Publicado em 15 ago 2024, 08h00
computador
 (Maria Castelli/Unsplash)
Continua após publicidade
P

ense que uma vaga em aberto é um buraquinho num quebra-cabeça. Para encontrar uma peça que encaixe corretamente, os recrutadores geralmente pedem aos candidatos um teste de fit cultural (ou ajuste cultural, aos patriotas de plantão). 

É simples. Ele mede o alinhamento que a pessoa tem – suas habilidades, traços de personalidade dominantes, objetivos de carreira – com os valores e modus operandi da empresa. Também àquela vaga em específico (vagas introdutórias, como estágio, demandam habilidades diferentes de vagas de média gerência e de liderança, por exemplo).

Não entendeu nada? Vamos lá. A cultura da empresa geralmente está ligada aos seus fundadores. Conforme a coisa vai crescendo, os valores são passados para os funcionários, reafirmados pelas lideranças e enraizados no DNA da companhia. É por meio dela que se mostram as regras do jogo: vide prioridades, preferências e proibições (uma aliteração, para você não esquecer). Decodificando o fit cultural – e estando, também, de acordo com ele – fica muito mais fácil atender às expectativas do novo cargo.

Pode parecer besteira, mas é tão importante para você quanto para a eles. Quando a sua missão profissional está alinhada às da empresa, é natural que se sinta mais pertencente, motivado, envolvido em suas funções. Um bom fit cultural tem tudo para ser um baita catalisador para sua carreira.

Continua após a publicidade

Claro, os benefícios para a empresa são os mesmos. Especialmente porque negligenciar esse aspecto da contratação dói no bolso: segundo um levantamento da Society for Human Resource Management (SHRM), a rotatividade devido a um ajuste cultural ruim pode custar às organizações até 60% do salário anual de uma pessoa. Ainda, a consultoria CompanyMatch estima que os conflitos culturais são responsáveis por mais de 60% das demissões.

O que responder no teste de fit cultural?

Não existe fit certo ou fit errado. Os valores, prioridades e expectativas para uma vaga variam de empresa para empresa, cargo para cargo. De toda forma, existem algumas orientações gerais com que você deve tomar cuidado. 

Use o bom senso. As perguntas não são formuladas para ser difíceis ou te induzir ao erro. Confie na sua intuição, responda com calma e confie no seu senso crítico. 

cConflitos culturais são responsáveis por mais de 60% das demissões.

Isso nos leva a outro ponto: seja honesto nas suas respostas. Se você não tem facilidade em falar em público, liderar equipes, montar artes no photoshop, o recrutador precisa saber. Se você mentir e aquela habilidade for condição obrigatória da vaga, isso vai prejudicar você e a empresa lá na frente. Existirão oportunidades com fit cultural melhor. Paciência.

Continua após a publicidade

Por fim, muitas dessas provas são dissertativas. Por isso, cheque a gramática um milhão de vezes. Errinhos, ainda que pequenos, podem diminuir muito sua credibilidade com o recrutador – e até comprometer as chances de você conseguir a vaga. 

As perguntas não são formuladas para ser difíceis ou te induzir ao erro. Confie na sua intuição, responda com calma e confie no seu senso crítico. 

No mais, só nos resta desejar boa sorte. Não sem antes dar alguns exemplos de perguntas que podem aparecer (meramente ilustrativas, ok?). Aqui estão:

-
(Arte/VOCÊ S/A)
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.