Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

Como escrever seus objetivos no currículo?

Talvez nem você mesmo tenha refletido sobre o que quer ainda. Mas vai precisar descobrir para preencher esse espaço. Saiba como fazê-lo e descubra que não é tão difícil assim.

Por Luana Franzão
29 out 2024, 12h00
A imagem mostra uma pessoa entregando um currículo impresso para outra pessoa, provavelmente durante uma entrevista de emprego. A mão de quem entrega o currículo está parcialmente visível, enquanto a outra pessoa segura o documento do outro lado. O currículo contém seções típicas, como "Perfil Profissional", "Educação", "Experiência de Trabalho" e "Habilidades". O cenário parece ser um ambiente de escritório, com uma mesa clara ao fundo.
 (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade
N

inguém gosta de escrever o currículo. No jornalismo não costumamos cravar as coisas como se fossem fatos inquestionáveis, mas esse é universal.

Há partes mais fáceis e mais difíceis desse processo. Ao escrever sua experiência profissional e acadêmica, não há muito para refletir sobre – é só escrever o que aconteceu até agora. As habilidades também são uma parte concreta do processo: se você fala ou não inglês, e em qual nível de fluência, é uma informação objetiva.

São nos objetivos de carreira que a coisa complica. Essa é uma pergunta profunda, não? Você tem certeza do que quer para o futuro? Ou menos, sabe escrever uma resposta clara para isso?

Continua após a publicidade

Não temas, gafanhoto. Estamos aqui para ajudar: a Você S/A e a especialista em capacitação e desenvolvimento de liderança, Roberta Rosenburg. Vamos às dicas.

Primeiros passos

Preencher o campo “objetivos” no currículo é especialmente difícil para quem está começando a vida profissional.

Continua após a publicidade

É interessante adaptar um pouco o que você escreveu para cada vaga que se candidatar – isso é interessante para todos os campos, na verdade, não só para o objetivo.

Destaque o interesse e os motivos pelos quais você quer se candidatar àquela vaga, e como ela se encaixaria no seu plano de carreira. Lembre-se de apontar habilidades que fortaleçam essa aspiração.

Rosenburg deixa um exemplo de como escrever isso no currículo: “Profissional com interesse em marketing, especialmente na área de design de produtos, com experiência em desenvolvimento de produtos B2B e um olhar analítico para inovações que gerem impacto.”

Continua após a publicidade

Essa é uma forma de demonstrar protagonismo no direcionamento de carreira e nas competências que apoiam o objetivo.

O que escrever

Esse campo não  deve ser desnecessariamente grande.  Basta mencionar as áreas de interesse que deseja desenvolver e o que motiva o interesse. O ideal é focar no setor de atuação, tipo de posição almejada e habilidades que já possui e gostaria de aprofundar.

Continua após a publicidade

Evite frases genéricas! Escreva de forma clara e objetiva. Abaixo, mais um exemplo.

“Profissional da área financeira com interesse em análise de dados e planejamento estratégico, buscando oportunidades para contribuir com a otimização de processos e desenvolver ainda mais minha expertise analítica”.

Entendeu?

Continua após a publicidade

Para que serve

O currículo é uma apresentação inicial do candidato. Uma fotografia clara do que ele já fez, e de onde quer chegar. Por isso, serve de ferramenta para as seleções.

“A importância não está exatamente em ter um objetivo de carreira formal, mas em destacar áreas de interesse que deseja desenvolver e o que motiva esse interesse”, analisa Rosenburg.

Com as informações às claras, fica mais fácil para o recrutador entender se há compatibilidade entre você e a vaga disponível. Boa sorte!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.