Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

O que é a lei dos rendimentos decrescentes?

É o nome em academiquês para uma ideia intuitiva: não adianta aumentar o número de garçons se a cozinha e o salão não crescerem também.

Por Bruno Vaiano
13 jan 2023, 06h01
Ilustração de três garçons segurando bandejas, cada uma quantia de moedas em cima.
 (Gio Borges/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Pense em um restaurante médio, que fatura uns R$ 50 mil por mês e dá 15% de lucro. Nas últimas semanas, muitos clientes desistiram e foram embora sem comer porque o atendimento demora. Também, pudera: o lugar só tem um garçom. O dono, então, contrata mais uma pessoa para o salão. E dá certo. O faturamento sobe para R$ 55 mil e a margem de lucro vai a 17%.

Os números animam o patrão, que pensa: “Será que adianta chamar mais um?” Ele contrata o terceiro garçom e então vem uma surpresa ruim: o lucro cai em vez de aumentar, e o faturamento fica praticamente estável.

Isso acontece porque dois garçons são suficientes para a clientela do local. Com um trio, o total de trabalho se dilui entre mais pessoas, e cada uma delas passa mais tempo ociosa. Se o dono quiser aumentar o faturamento, terá de atacar em outras frentes: aumentar o salão, contratar mais cozinheiros, investir em publicidade para atrair um público maior etc.

Essa regra vale para tudo: não adianta comprar mais uma colheitadeira se sua fazenda é pequena. A Apple pode contratar o dobro de gênios de exatas do MIT, mas o próximo iPhone não vai ficar duas vezes melhor. O problema é que, conforme o escritório for enchendo, cada gênio contribuirá um pouquinho menos que o gênio anterior nas sessões de brainstorm – afinal, elas estão lotadas, não dá tempo de todo mundo falar, duas pessoas se desentendem e começam a bater boca… Olha aí os retornos decrescendo.

Em academiquês, diz-se que “em processos produtivos, aumentar um fator de produção em uma unidade (tipo contratar um garçom) enquanto se mantêm os outros fatores de produção constantes (como deixar cozinha e salão iguais) faz com que cada unidade a mais passe a render um output menor a partir de um certo ponto”.

Continua após a publicidade

Economistas como os ingleses Thomas Malthus e David Ricardo, lá no século 18, já enunciavam esse princípio. Que, vale dizer, não se aplica só à administração de empresas. Por exemplo: sabe-se que o IDH aumenta em função do PIB per capita – ou seja, quanto mais rica é a população de um país, mais sua qualidade de vida aumenta. Mas IDH tem limite (que é 1), e quanto mais um país se aproxima desse limite platônico, mais difícil conquistar mais pontos. A Suíça, com 0,962, dificilmente vai conseguir adicionar mais do que 0,010 ou 0,015 em seu score, que já é ridiculamente alto.

Para conseguir uma alta de 55% no IDH em três dácadas, a China teve de fazer seu PIB crescer 4.700%.

Bem diferente da China, que fez seu IDH saltar de 0,490 em 1990 para 0,760 hoje – uma alta de 55% – enquanto seu PIB de fato cresceu 4.700%. Com um ponto de partida tão ruim (800 milhões de pessoas vivendo com menos de US$ 1,90 por dia), a melhora foi muito rápida e sensível. É como se a China tivesse um garçom só em 1990. E a Suíça já estivesse com os três.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.