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O segredo da startup que entrega reformas em dez dias ou o dinheiro do cliente de volta

É essa a ousada promessa da 1comodo, construtech que traz a filosofia das entregas rápidas para o mundo das reformas.

Por Bruno Carbinatto, Guilherme Jacques
11 fev 2022, 06h32

Quando a pandemia colocou grande parte do mundo em isolamento social, ainda lá em 2020, houve um grande fenômeno arquitetônico. Presas de um dia para o outro dentro de casa, as pessoas começaram a notar os mínimos detalhes do único ambiente ao qual agora tinham acesso. Concluíram que as paredes precisavam de um tapa na pintura; que algumas prateleiras de livros cairiam bem como um fundo de videochamadas; que a cadeira do quarto-escritório teria de ser mais confortável – e por que não aproveitar para comprar móveis novos de uma vez?

Esse desejo de mudar o cenário se juntou com outro fato: quem manteve o emprego na crise conseguiu economizar (não gastou com viagens, restaurantes, baladas), e o resultado foi uma onda de reformas: 55% das pessoas de maior poder aquisitivo (as classes A e B) fizeram alguma mudança na casa durante a quarentena, segundo a consultoria Consumoteca. Entre as famílias de classe C, a proporção foi razoável também: 39%.

Já se passaram dois anos, mas muitas empresas adotaram o regime híbrido definitivamente, o que deve continuar turbinando o desejo de dar um upgrade no quarto ou na sala. Mas reformar não é exatamente um processo agradável – mesmo que seja só um cômodo. É preciso estar preparado para imprevistos com o prazo da obra e gastos extras. Isso sem falar no tempo que o ambiente fica inutilizável.

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Foi nesses perrengues que o arquiteto Gustavo Pozzato encontrou uma razão para empreender. Ele é o fundador da 1comodo, startup focada em fazer reformas rápidas. A proposta da empresa é simples – e ousada. O cliente contrata para reformar o cômodo em questão, e o projeto fica pronto em sete dias. Depois de iniciada, a reforma tem prazo máximo de dez dias úteis para terminar. Se atrasar, o cliente recebe todo o dinheiro de volta. A 1comodo também fica responsável por todas etapas da empreitada: da compra de materiais até a execução da reforma.

A fórmula focada em simplificar um processo difícil faz da empresa uma “construtech” – com o sufixo tech para indicar companhias que inovam nas suas respectivas áreas, assim como fazem as fintechs no mundo dos bancos e as proptechs no das imobiliárias. É uma tendência recente no mercado de moradia: de acordo com o Mapa das Construtechs & Proptechs, da Terracotta Ventures, o número de startups que atuam no setor da construção civil e no mercado imobiliário saltou de 250 em 2017 para 839 em 2021.

O primeiro tijolo

Empreender não foi a primeira opção do arquiteto Gustavo Pozzato. Natural de Petrópolis (RJ), ele passou anos trabalhando em escritórios de arquitetura e como funcionário público. Em 2015, decidiu abrir seu próprio escritório com um sócio, no qual ficou até o começo da pandemia, quando percebeu que precisava de uma mudança de ares.

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“Eu entendia que poderíamos ser mais ágeis”, conta. “As empresas de outros setores já mostravam isso: a Amazon entrega em um dia, no máximo; o Mercado Livre, em poucas horas, dependendo do lugar. Olhando para isso, pensava que a arquitetura também poderia ser assim. E não conhecia ninguém fazendo isso.”

Em abril de 2020, justamente quando as restrições da pandemia apertaram, ele comprou um escritório, registrou um domínio e fundou ali a 1comodo. No começo, os projetos vinham do boca a boca mesmo – o primeiro cliente foi um conhecido que queria fazer um quarto de bebê. Deu certo, e o negócio andou: só no ano passado, foram 74 reformas.

Gustavo Pozzato (vestindo preto) é fundador da Um Comodo.
(Leonardo Guimarães/VOCÊ S/A)

“A 1comodo nasceu para evitar que as pessoas tenham aquele sentimento de desespero quando precisam reformar algo”, conta Gustavo. “A ideia é tornar mais prazeroso aquele momento especial – para o qual o cliente às vezes juntou dinheiro a vida inteira.”

Funciona assim: o interessado entra em contato com a companhia e tem duas opções de prosseguir a empreitada. O primeiro é o projeto online. O cliente responde um questionário para identificar suas demandas e o estilo desejado, e também conversa com os arquitetos da empresa que o instruem a passar as informações necessárias, como as medidas do cômodo. É ideal para quem quer priorizar a rapidez ou economizar.

A segunda opção é mais tradicional, em que um arquiteto vai até o local, faz o levantamento e realiza reuniões com o cliente. É mais demorada e cara, mas pode ser útil para demandas mais complexas.

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Passada essa fase, a 1comodo apresenta o projeto final para o cliente, bem como o orçamento de tudo que será gasto. Quando a obra começa de fato, tem início a contagem dos dez dias, o prazo limite para a entrega. No caso de imprevistos, a empresa presta contas dos gastos extras. “Hoje, a gente consegue ter uma margem de erro de 5% do valor orçado”, diz Gustavo.

Apesar do nome, a startup não reforma necessariamente um único cômodo. Quanto mais ambientes incluídos, maior o prazo de entrega – negociado caso a caso.

Até hoje, de acordo com Gustavo, a 1comodo nunca furou com os prazos. Qual é o segredo?

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Mãos à obra

“Um banheiro, um quarto ou uma sala são iguais em todos os lugares, com diferenças de detalhes. Levar um mês para fazer é algo surreal”, diz Gustavo.

Para garantir as entregas, a empresa aposta no planejamento. Todos os detalhes da reforma são pensados com antecedência, e a equipe vai a campo instruída a cumprir um cronograma rigoroso.

O próprio prazo de dez dias já embute uma margem de segurança – as reformas de cômodos individuais geralmente terminam antes. Depois, rola um processo de feedback para saber como tudo foi feito e colher dados que podem ajudar a acelerar futuras reformas. “Por exemplo: existem vários tipos de pisos no mercado. Sabemos que alguns dão mais agilidade para a gente, como o vinílico. Constatamos que o porcelanato não dá agilidade, então procuramos por alternativas.”

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A maior parte dos clientes da 1comodo – de  70% a 80% – procura a empresa porque precisa de uma reforma rápida, e não uma repaginada completa. Um perfil comum é de casais que terão filho em poucos meses e precisam adaptar a casa para o bebê. Isso vai tornando a empresa cada vez mais especialista no cumprimento de prazos apertados.

A 1comodo também se vende como uma empresa que monta ambientes “instagramáveis”. Ou seja: reformar quartos e escritórios caseiros para ficarem mais adequados à criação de conteúdo para redes sociais, além de servirem como um bom cenário para reuniões por vídeo. Esse tipo de projeto tem sido um dos principais da empresa nesses dois primeiros anos de vida.

Atualmente, a 1comodo atua só na região serrana do Rio e na capital fluminense, mas já se prepara para um salto: a estreia no mercado de São Paulo. Dada a obsessão que a empresa tem com prazos, não deve demorar. 

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