3 passos para aumentar seu vocabulário e a clareza em português
Professor Diogo Arrais explica que comunicação confusa passa a impressão de desleixo. Veja como virar o jogo e se comunicar melhor
Sempre que possível, catalogue as palavras representativas de seu Negócio, de sua marca, de sua carreira. No dia a dia, procure, de fato, ser criativo e coerente em relação ao vocabulário: leia e escreva com disciplina, para comunicar-se bem.
Muitos profissionais não alcançam um objetivo porque são confusos, não preparam o texto, passam desleixo.
O QUE VOCÊ LÊ
A leitura proporciona milagres. Basta observarmos quem se destaca; basta lembrarmos os conselhos dos nossos professores. No entanto, a grande dúvida: que obra ler?
Além das referências na área de atuação, é importantíssimo o contato com obras que ampliarão vocabulário, senso crítico, gramática, compreensão textual.
Dez escritores, da Literatura brasileira, mágicos sob o ponto de vista vocabular: Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Adélia Prado, Lygia F. Telles, Cora Coralina, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa.
COMO É A EXPOSIÇÃO
A todo momento, na vida pessoal, expomos ideias, frases, sentenças. Quantas vezes refletimos sobre como determinadas palavras podem ferir nossos ouvintes?
O descuido – na vida pessoal e profissional – resultará em uma mensagem muito confusa. Em muitos casos, não basta apenas ter o conhecimento sobre um assunto: as pessoas querem ser bem tratadas; elas querem comunicadores didáticos, pacientes, bem-humorados.
VAMOS A UM EXERCÍCIO TRANSFORMADOR
No início da manhã, separe um tempo para ler em voz alta. Sugiro um tema ligado à transformação pessoal. Assim que terminar a leitura, redija a frase que mais trouxe reflexão a você.
Durante o dia, tente aplicar o que foi lido e escrito. Será bastante útil!
Em uma colheita próspera, o cuidado com a palavra é essencial.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
Leia mais no blog do Diogo:
Anástrofe, barbarismo e mais 4 recursos da língua para usar (ou não)
Prefixo “sub” é campeão de erros de pronúncia e grafia. Como usar?
Choveram existe? Veja esse e 4 casos curiosos da língua portuguesa
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.
Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.