Anástrofe, barbarismo e mais 4 recursos da língua para usar (ou não)

Professor Diogo Arrais cita recursos de linguagem para tornar a comunicação mais criativa e os cuidados na hora de usá-los

Sabia que é possível pensar de maneira mais criativa, sobre o uso da Língua Portuguesa, no dia a dia corporativo? Separei abaixo seis recursos:

ANÁSTROFE

É simplesmente a conhecida Inversão, recurso presente em nosso Hino Nacional: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, de um povo heroico o brado retumbante”. Sem quaisquer inversões: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico”.

Em e-mail, essas inversões podem enfatizar uma informação.

BARBARISMO

Representa qualquer desvio de pronúncia, grafia ou forma gramatical. Dizer, por exemplo, “pégada” em vez de “peGAda”.

Sempre que possível, atente-se muito bem à pronúncia.

CACOFONIA

Expressão de som estranho. Em alguns casos, a reprodução de sentido obsceno, ridículo. Exemplo:  “Seu time nunca marCA GOL?”

Tenha muito cuidado com a cacofonia. A expressão “como”, por exemplo, pode criar, em muitos momentos, frases deselegantes.

CATACRESE

Famosa metáfora popular e/ou substantivação popular. Toma emprestado um termo já existente e lhe dá um novo sentido. Exemplos diversos:  asa da xícara, boca do estômago, dente de alho, batata da perna.

Na Fala, esses recursos visuais geram uma palestra muito mais interessante.

EUFEMISMO

 Recurso também chamado de suavização ideológica: “faltar com a verdade” em vez de “mentir”; “partir desta para uma melhor” em vez de “morrer”.

O eufemismo é um excelente recurso para aumentar a criatividade vocabular.

HIPÉRBOLE

 Já a hipérbole constitui o exagero ideológico, como em “ficar careca de tanto estudar”, “morrer de ansiedade”, “corri todo o mundo hoje” etc.

 Hipérboles podem tornar o discurso cansativo, pois os exageros podem não revelar o que se passa, de fato, em uma situação. Por isso, é usar a sensatez na hora de criar um texto.

 Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A .
E se você gosta da VOCÊ RH é só clicar aqu para ser nosso assinante

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A .
E se você gosta da VOCÊ RH é só clicar 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s