Imagem Blog

Diogo Arrais

Por Língua
É professor de língua portuguesa, consultor de empresas, fundador do Arrais Cursos e criador do Canal Mesma Língua no Youtube
Continua após publicidade

Prefixo “sub” é campeão de erros de pronúncia e grafia. Como usar?

Qual a pronúncia certa para a palavra subsídio? Como você pronuncia o termo sublinhar? Confira na coluna semanal do professor Diogo Arrais

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Atualizado em 9 dez 2020, 19h42 - Publicado em 2 jun 2020, 16h29

Um verdadeiro quiproquó ocorre com o prefixo “sub”. Eis a recomendação ortográfica:  usa-se o hífen quando os prefixos AB, OB, SOB, SUB aparecerem antes de B, H ou R. Exemplos:  “sub-hemisférico”, “sub-hepático”, “sub-rogar”, “sub-rogado”; “subnutir”, “suboficial”, subordem”.

Por que, então, são ainda registradas oficialmente as formas “sub-humano” e “subumano”? Por que “sub-raça”, “sub-região” e “subraji”?

Nos manuais ortográficos, todas as vezes que aparece a palavra “sublinhar” está lá a recomendação: apesar de o termo ser grafado sem o uso de hífen, a pronúncia deve ser “sub-linhar”. Não seria mais fácil para o usuário da Língua já registrar a palavra com o uso de hífen?

 

 

Na semana passada, por exemplo, conversava com um amigo advogado sobre isso:  palavras como “sublinhar”, “sublocar”, “sublocado” (que não fazem uso de hífen) têm tudo para uma verdadeira “infernização” na escrita e na pronúncia.

 Infelizmente, o mal-educado Novo Acordo Ortográfico desprezou diversos casos do Hífen.

Quem, por exemplo, nunca enfrentou problema envolvendo “SUB” e palavras iniciadas por “S”? Subsídio, subsidiar, subsequência – na pronúncia – só podem ter o som de S, de acordo com o padrão. Lembremo-nos sempre de “subsídio” e “subsolo” – tudo com som de S.

Continua após a publicidade

 Nada disso ocorreria se houvesse a hifenização para todos os casos de SUB, facilitando para o usuário da língua pronúncia e grafia.

 Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Você S/A?Clique aqui e assine VOCÊ S/A por R$ 9,90 por mês. E se você gosta da VOCÊ RH é só clicar aqui para ser nosso assinante, também por R$ 9,90 mensais. (foto/Divulgação)
Publicidade