Imagem Blog

Dani Almeida

Especialista em comunicação e fundadora da agência Rugido Digital.
Continua após publicidade

Como a Inteligência Artificial pode ajudar sua comunicação no digital

Seja para fotos, vídeos ou texto, ferramentas de IA podem ajudar. Veja exemplos.

Por Dani Almeida
Atualizado em 26 abr 2024, 14h35 - Publicado em 8 mar 2024, 15h35

Há pouquíssimos meses atrás, era uma loucura produzir conteúdo para o varejo de moda. 

Era preciso modelo (ou pelo menos uma influenciadora em início de carreira), maquiador, cabeleireiro, alguém para ajudar a organizar os looks (ainda que não um produtor profissional), cenário e fotógrafo com olhar minimamente especializado. Hoje?! Um computador, algumas imagens dos produtos e um aplicativo resolvem.

Há pouquíssimos meses atrás, se um empresário ou executivo não sentasse para gravar vídeos ou posar para fotos profissionais, seria praticamente impossível alimentar suas redes sociais, usando a sua imagem e construindo a sua autoridade. Hoje?! Um computador, um vídeo seu, uma foto e um aplicativo resolvem. Bem-vindos à Era da Inteligência Artificial. Onde tudo isso vai parar? Não faço ideia e você deveria desconfiar de quem disser que tem certeza. A única afirmação que posso fazer é: a IA será maior que a Internet e a Comunicação será uma das áreas mais revolucionadas por ela.

Na Rugido Digital, estamos abrindo uma divisão focada nisso (a Rugido Digital IA) e já temos alguns casos de sucesso. Na nossa visão, a IA não vem para subtrair, mas sim para somar.

Nem tudo são flores. Algumas ferramentas testamos e – ao menos por enquanto – deram errado. Outras deram muito certo. Por isso, nesse texto, quero compartilhar como estamos usando essa tecnologia. Quem sabe te ajudamos por aí.

IA Para Áudio e Vídeos

Continua após a publicidade

Imagine nunca mais precisar parar e gravar os vídeos do seu canal no YouTube, ou seus Reels no Instagram e mesmo assim garantir presença nessas plataformas? Imagine garantir uma narração perfeita de um vídeo institucional feito às pressas para um evento no qual sua empresa vai ser promovida, sem deixar o fim de semana com a família de lado?

Bem, você não precisa mais imaginar. Em uma reunião, uma cliente nossa, com a agenda comprometida por meses e meses de trabalho, reclamou que não conseguiria parar um dia sequer para gravar os vídeos de seu canal no YouTube. 

Foi então que tivemos a ideia de testar a ferramenta HeyGen. Sugerimos uma série abordando o tema dela (liderança) e inteligência artificial. Dessa forma, teríamos um gancho para dizer que havíamos usado a ferramenta na geração das imagens.

Subimos um vídeo dele, autorizando o uso da criação do avatar. Depois, usamos outros vídeos como base para gerar o material bruto. Editamos tudo normalmente, subimos para o canal com a gestão de sempre acompanhada de SEO. O resultado?! Mesmo quem a conhecia tinha dificuldade para perceber que não era ela.

Em outra situação, um cliente nos pediu ajuda para criar um vídeo institucional em pleno fim de semana. Ele só teria aqueles dias para entregar o material à organização do evento.

Continua após a publicidade

Criamos o roteiro, subimos a permissão dela para a ferramenta e geramos o vídeo bruto para extrair o áudio e uma cena dele falando. Editamos normalmente e… pronto. Tudo resolvido sem o cliente precisar narrar profissionalmente ou sentar para gravar nada. 

O resultado foi tão impactante que, por aqui, já estamos criando outros serviços com essa ferramenta. Já pensou em outras aplicações por aí?

IA Para Textos

Agora, se você acha que a inteligência artificial vai resolver aquele seu bloqueio criativo em frente a um tela em branco… talvez um dia, mas isso ainda é bem relativo. Testamos o Chat GPT 3.5 (a versão que não requer assinatura) e, entre as piores situações, ele criou um roteiro para vídeo, dizendo que havia uma obra na Pinacoteca de São Paulo que, na verdade, nunca foi exposta lá. 

Segundo especialistas, isso pode ser resolvido usando prompts nos quais você pede que a IA não gere informações falsas (já que a inteligência é generativa, ela gera rs) e também indicando sites confiáveis como fonte de informação.

Continua após a publicidade

A segunda questão que impede que nossa equipe adote com gosto as ferramentas de IA para texto é que todos os textos gerados pela inteligência ficam com as mesmas estruturas ou palavras. 

O texto parece não ter fluidez… Como diz nossa redatora-chefe, mestre em identificar textos gerados por IA: “se tem ‘jornada emocionante’ ou ‘aventura eletrizante’, já sei que foi ChatGPT”.

No Copilot, desenvolvido pela Microsoft, a linguagem é mais natural. Tudo aponta que as ferramentas de texto ganhem mais fluidez com o tempo, mas, por enquanto, é o que tem para hoje. 

IA Para Imagens

Outra aventura nossa foi gerar um ensaio fotográfico para uma executiva que não tinha tempo de fotografar com nosso profissional. Ficou bom? É… sou suspeita. Acho o resultado ainda superficial, sinto que a essência da pessoal se perde um pouco. Mas “deu para o gasto”, como dizem. E já vejo essas ferramentas se sofisticarem muito!

Continua após a publicidade

Aliás, atenção se você tem uma empresa de roupas ou acessórios de moda. 

Outro dia conheci um aplicativo no qual você sobe os produtos e ele gera fotos incríveis para você usar nas suas redes ou e-commerce, simulando ensaios fotográficos com modelos profissionais. Não testamos, mas os resultados na propaganda eram de cair o queixo.

Metaverso? Óculos da Apple?

Talvez, num futuro próximo, seu cliente possa entrar na casa de praia dos seus sonhos antes de comprá-la, sem nem mesmo pegar a estrada ou sair do apartamento dele. 

Talvez, ele possa saber como seria a experiência de ter o seu serviço de buffet na festa de aniversário dos filhos dele, antes mesmo de contratar a sua empresa. Eu imagino que, em um futuro próximo, a comunicação vai transcender texto, áudio e vídeo como conhecemos. 

Continua após a publicidade

Pode ser que a gente volte à era do infomercial, onde o conteúdo informativo ajuda empresas a venderem, só que em outras plataformas que não a TV, Instagram, YouTube ou LinkedIn. Por enquanto,um pouco disso já acontece… um pouco são cenas dos próximos capítulos. E você, tá disposto a esperar e pagar pra ver – pagando também o preço dessa espera?

Gostou desse tema? Quer saber mais sobre o assunto? Te encontro nas redes!

Rugido Digital: https://rugidodigital.com/ 

RugidoCast: https://open.spotify.com/show/2qYJHB6UCPqQpoKD6InvBM?si=4-za75UhQbiVzeIuRRTg1A  

Instagram: https://www.instagram.com/danialmeida/ 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danialmeidaoficial/  

YouTube: https://www.youtube.com/c/danialmeida 

Publicidade