Os cursos online que mais atraem alunos para a maior plataforma do mundo
Brasileiros se matricularam mais em cursos de marketing. Espanhóis buscaram mais cursos de piano e de investimentos e italianos, violão
São Paulo – O aprendizado online evoluiu anos em meses. Relatório “Online Learning Steps Up: What the World is Learning (from Home)” divulgado pela equipe de pesquisas da Udemy mostra significativo aumento da demanda na plataforma, durante a quarentena.
O número de matrículas mais do que quadruplicou, 425% mais usuários. A oferta de novos cursos online também cresceu 55% e houve aumento de 80% no uso por parte das empresas e governos do serviço Udemy for Business. No Brasil, o número de usuários quase dobrou, com alta de 95%.
Ao todo, são mais de 150 mil cursos online no portfólio, 57 mil instrutores e tem 50 milhões de alunos espalhados pelo mundo. Os interesses são variados e passam por habilidades técnicas, comportamentais e até hobbies. Os cursos que estão fazendo mais sucesso entre os brasileiros e que a Udemy destaca são de habilidades de comunicação (aumento de 131%), mindset de crescimento (aumento de 206%) e redes neurais (modelos computacionais inspirados no sistema nervoso central) (aumento de 61%).
Em relação aos cursos ligados a hobbies e costumes, a procura por aulas de desenho técnico explodiu. Segundo a Udemy, a alta foi de 920%. Os usuários também buscaram mais cursos de pilates (alta de 402%) e de ukulele (292%).
Entre as categorias que mais ganharam novos cursos, estão produtividade do escritório (alta de 159%), saúde e fitness (84%), TI e software (77%) e desenvolvimento pessoal (61%).
Mudam as nações, mudam os interesses
O levantamento mostra que os brasileiros se matricularam mais em cursos de marketing no Instagram (alta de 103%), edição de vídeos (aumento de 102%) e desenho (84%).
Os americanos se interessaram mais por habilidades criativas, como Adobe Illustrator (aumento de 326%). Os espanhóis estão buscando aprender mais sobre piano (aumento de 466%) e investimentos (aumento de 262%)
Os indianos estão buscando aprender mais sobre fundamentos de negócios (aumento de 281%) e habilidades de comunicação (aumento de 606%). Já os italianos estão se matriculando mais em cursos de violão (aumento de 431%), redação (aumento de 418%) e Photoshop (aumento de 347%).
Udemy cria central cursos online grátis
A Udemy lançou uma plataforma dedicada à curadoria de cursos online grátis. Há mais de 700 cursos disponíveis e 142 deles em português, até agora.