Estudo do inglês em casa: será que estou mesmo progredindo?

Confira as dicas de Cambridge com maneiras bem simples de realizar autoanálise do progresso em relação à fluência em inglês

Estudar inglês pode ter se tornado um desafio por conta da grande parte de escolas de idiomas e cursos parados devido ao momento que estamos vivendo. Sem previsão para a reabertura de serviços como esses, o aprendizado online ou independente se torna cada vez mais um caminho adotado na quarentena. E, sem ferramentas formais, surge a dúvida: como saber se está sendo eficaz? Sozinho, com professores particulares pela internet ou em grupos remotos, a boa notícia é que há maneiras bem simples de realizar essa autoanálise para que os objetivos sejam atingidos. Veja abaixo:

Seja dono dos seus objetivos e revisite-os sempre

Você ainda se lembra dos motivos pelos quais começou a estudar esse idioma? Quais eram suas metas e objetivos desde o começo? Onde pretendia chegar e em quanto tempo? É muito importante recordar de cada um desses pontos para que  continue tendo um norte para seguir.

A partir disso, é necessário que avalie e reflita a respeito de cada um dos pontos ali em cima com uma certa freqüência: procure entender se eles ainda fazem sentido, se você de fato se sente mais preparado e se as metas diárias ou semanais são cumpridas. Se a resposta para um desses questionamentos for negativa, talvez seja hora de repensar o seu formato de estudo ou a divisão de tempo do seu dia.

Converse com quem estuda o idioma ou até mesmo com pessoas de outras nacionalidades

Um dos segredos para um aprendizado sólido e por vezes até mais rápido é o contato constante com o idioma. A exposição e o estímulo do inglês é o que torna o processo cada vez mais natural. Procure conversar com alunos de níveis semelhantes ao seu ou pouco superior e até mesmo com pessoas que possuem outras nacionalidades. Isso, além de ajudar no speaking (habilidade oral), também colabora para destravar a língua e perder a vergonha de falar inglês. E não é preciso sair de casa para a atividade: há uma série de plataformas online que cuidam dessa conexão!

Entenda como é a mensuração internacional do inglês

Aqui no Brasil nós temos a cultura de mensurar o conhecimento dizendo que alguém “fala” uma língua estrangeira, sem explicar direito qual é o nível de domínio ou habilidades que o entendimento dessa pessoa permite desempenhar.Mas acontece que isso é extremamente subjetivo e essa não é uma forma de mensuração válida para outros países e nem aceita internacionalmente na hora de ingressar em um intercâmbio, por exemplo. Para isso, existe um quadro internacional que mede o aprendizado de idioma chamado de Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Nós já falamos a respeito disso aqui, caso queira saber mais ou revisitar o conteúdo.

Inscreva-se em um exame ou teste de proficiência de inglês

Medir a progressão nos níveis de domínio do idioma por meio de ferramentas isentas é a maneira mais objetiva de comprovar a eficiência dos estudos. E isso é feito a partir dos exames ou testes internacionais de proficiência, aplicados por instituições que avaliam o domínio de cada habilidade separadamente desde o speaking (produção oral), passando pelo listening (compreensão auditiva), e o reading (leitura) e writing (escrita). A partir daí ela retorna ao candidato um relatório de seu nível e desempenho em cada uma delas. Se achar que ainda não é o momento, compare resultados passados e atuais das avaliações gratuitas e disponíveis em domínios como este. Ao repeti-lo de forma freqüente você entenderá o progresso e se sentirá mais seguro para submeter seu aprendizado a uma certificação para valer!

*Alberto Costa é SeniorAssessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: