Google e Porto Digital oferecem curso grátis de cloud em Recife

O intensivo de cinco dias torna os estudantes aptos para vagas de estágio e analista júnior

São Paulo – A cada ano, cerca de 46 mil pessoas se formam em disciplinas relacionadas à tecnologia no Brasil. Mas as empresas precisam contratar 70 mil profissionais. Essas são as estimativas de Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, organização social que, por meio de um parque tecnológico, estimula a inovação em Recife (PE). “O Brasil não tem um plano de capital humano e isso piora o gap“, diz o executivo.

Para diminuir esse abismo, o Porto Digital se uniu ao Google para oferecer um treinamento gratuito sobre computação em nuvem para uma turma de 50 alunos – todos são estudantes de escolas técnicas de Recife, já possuem conhecimento básico sobre tecnologia e fazem parte de grupos minoritários, como mulheres, negros, LGBT+ e baixa renda.

Foco na empregabilidade

O curso, que inicia hoje (16), tem duração de cinco dias e é ministrado por especialistas do Google Cloud que irão ensinar conceitos como infraestrutura, armazenamento de dados em nuvem, inteligência artificial e machine learning. O Google garante que o intensivão tornará os alunos aptos a atuar como estagiários de TI ou analistas júnior de computação em nuvem.  

Isso é importante porque, além das aulas, os estudantes poderão fazer um estágio em companhias parceiras para praticar o que aprenderam. Entre elas está a Sertell, responsável por desenvolver tecnologias voltadas ao trânsito de cidades e estacionamentos. “É uma iniciativa orientada para a empregabilidade das minorias”, diz Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina.  

Cloud está em alta

A escolha da computação em nuvem não foi à toa. Esta é uma das áreas que mais crescem dentro do mercado de TI. Segundo estudo global da consultoria Gartner, até 2025, 80% das empresas terão migrado seus sistemas de armazenamento para a nuvem. Outro levantamento, desta vez da consultoria IDC, afirma que o mercado de nuvem pública no Brasil deve registrar crescimento de 47% entre 2019 e 2023. “Três anos atrás ninguém falava sobre cloud e agora todo mundo precisa”, diz Pierre. 

Quer atuar em TI?

Veja quais são as profissões do futuro em tecnologia. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: