Se você está ansioso, ouça este podcast

No 28º episódio do Rádio Peão, o neurologista Leandro Teles explica quais são as causas da ansiedade e dá dicas para lidar com o problema

São Paulo – Segundo o relatório mais recente da Organização Mundial da Saúde sobre transtornos mentais, o Brasil é o país mais ansioso do mundo: 18 milhões de brasileiros sofrem com esse problema. Isso corresponde a 9,3% da população.

Problemas de saúde mental têm um custo muito alto não só para as pessoas, mas também para as economias.  Um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial mostrou que os transtornos mentais custaram, globalmente, 2,5 trilhões de dólares. Esse custo tem a ver com a queda da produtividade dos profissionais, com as aposentadorias precoces e com as despesas dos tratamentos médicos.

Diante deste cenário, vem a dúvida: o que precisamos fazer para nos proteger da ansiedade? É isso o que as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli descobrem com Leandro Teles, neurologista e autor de três livros, entre eles O Cérebro Ansioso (Alaúde, 32 reais).

 

No primeiro bloco, o médico explica o que é a ansiedade e por que ela é tão prejudicial. “A ansiedade normal é um conjunto de alterações físicas e intelectuais que acontece antes do risco. Essa sensação é positiva e serve para te proteger. Mas ela tem que ter um alvo e durar um tempo pequeno. Quando ela sai do prumo, torna-se um transtorno”, diz Leandro.

No segundo bloco, compartilha estratégias para lidar com o problema. “A gente tem que começar a valorizar quem sai no horário e volta renovado. Não tem cérebro para tudo. O cobertor é curto e você vai precisar negociar para ter saúde e eficiência”, diz Leandro.

Dica da Redação

A cada novo episódio, uma de nossas jornalistas dá uma sugestão de filme, livro, documentário, série ou podcast para os ouvintes. 

Nesta semana, a repórter Monique Lima indica o Episódio 3 da série Explicando – A Mente, da Netflix, que fala sobre ansiedade. “O episódio traz informações sobre as questões bioquímicas do cérebro, explicando a diferença entre os níveis de ansiedade normal e os que causam patologia. Além disso, há relatos de pessoas que lidam com a doença cotidianamente”, diz Monique. 

Escute aqui o episódio completo:

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

 

Veja também
  • A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela marca Abril sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: