O que fazer para manter o engajamento em alta na crise?

Descubra quais são as atitudes que as lideranças devem adotar se quiserem que o clima organizacional continue agradável mesmo durante a pandemia

Em 22 de março, o governo de São Paulo decretava quarentena oficial no Estado por conta da pandemia do coronavírus. Nesses mais de 90 dias, muitas coisas aconteceram no mundo do trabalho: houve aumento do desemprego, instauração de medidas provisórias que permitem a redução do salário e a suspensão de contratos. Além disso, o home office se tornou uma prática amplamente disseminada e muitas empresas tiveram que acelerar a transformação digital.

Com tantas transformações e inseguranças sobre o futuro, o clima organizacional pode ficar abalado. E surge a dúvida: quais são as estratégias para manter o engajamento em alta? É o que vamos responder no programa de hoje. Para debater este tema, Elisa Tozzi e Luciana Lima conversam com Edise Toreta, líder de recursos humanos da Merck para a América Latina e com Tatiana Iwai, professora e pesquisadora de comportamento organizacional e liderança no Insper.

As convidadas dão dicas do que as companhias podem fazer para manter o moral elevado mesmo em momentos difíceis. A Merck, por exemplo, acredita que ouvir os funcionários é fundamental. Por isso, aplicou uma pesquisa para mapear como eles estão se sentindo durante a quarentena. “Ter um líder e uma organização atuante que conheçam holisticamente o profissional é importante para mantê-lo engajado”, diz Edise.

Para Tatiana, as companhias também deveriam reforçar os valores organizacionais. “Aliado ao aprendizado, o propósito é um dos elementos mais fundamentais para aumentar o engajamento”, diz a professora.

Recados da redação: VOCÊ S/A também está em home office. Por isso, esta gravação foi feita remotamente e há pequenas falhas em nossos áudios. Não há nada que comprometa o entendimento, mas ainda assim pedimos a compreensão dos ouvintes.

Escute o episódio #43 completo aqui:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J6xAdwkCyb0%5D

Você também pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.