Inflação nos EUA e Brasil e balanços da PETR4 e ITUB4 são destaques da semana
Semana é recheada de resultados corporativos importantes; veja as datas.
Bom dia!
A semana que começa é recheada de balanços corporativos importantes, incluindo de vários pesos-pesados do Ibovespa. Hoje, segunda-feira, o destaque fica para o Itaú, que divulgou seus números pela manhã. BTG Pactual, Tim, Totvs e Braskem também completam o dia.
Na terça-feira, CVC, Yduqs, Méliuz, Minerva e Ecorodovias são destaques. Depois, na quarta-feira, é a vez de Copel, Suzano e Qualicorp darem as caras.
A protagonista de toda a semana vem na quarta-feira, quando a Petrobras divulga seu balanço. Não só: também tem B3, CPFL, JBS, Sabesp, Cogna, Cyrela…
A sexta-feira fecha com resultados da Raízen, Vibra e Equatorial.
Para além dos números corporativos, os investidores ficarão de olho também em dois dados de inflação importantes: o CPI, nos EUA, que vem quarta-feira; e o IPCA, no Brasil, na sexta-feira. O primeiro é especialmente importante porque vai calibrar as apostas do mercado, que agora amplamente prevê uma pausa no aumento dos juros na próxima decisão do Fed.
Por aqui também tem ata do Copom, na terça, que pode trazer pistas de quando a Selic poderá começar a cair. No fim de semana, vale lembrar, Lula voltou a atacar o BC, alegando que Campos Neto “não tem compromisso com o Brasil”.
Hoje, com agenda esvaziada, bolsas amanhecem andando de lado nos EUA e na Europa. O minério de ferro, porém, teve um pregão de forte alta na China: 5% na bolsa de Dalian. Também salta 5% em Cingapura. O petróleo, por sua vez, sobe 2% nesta manhã. Commodities em alta costumam ser boa notícia para o Ibovespa, naturalmente.
Bons negócios.
Futuros do S&P 500: 0,13%
Futuros do Dow Jones: 0,18%
Futuros do Nasdaq: -0,07%
*às 8h04
Biden inicia campanha de reeleição em apuros
Uma nova pesquisa encomendada pela ABC News e pelo Washington Post traz más notícias para Joe Biden: a sua aprovação está em 36%, o menor patamar desde o começo do mandato. É uma piora de seis pontos percentuais desde a última pesquisa, em fevereiro. Já a desaprovação ficou em 56%.
O democrata anunciou sua candidatura à reeleição recentemente, mas os primeiros sinais não são bons para sua campanha. Numa disputa direta simulada pela pesquisa, 44% dos entrevistados disseram que votariam no ex-presidente Trump, que também deve concorrer, enquanto só 38% afirmaram que votariam em Biden. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
No quesito “quem fez um melhor trabalho em lidar com a economia?”, Trump venceu de 54% vs 36%. Além disso, 68% dos participantes disseram que Biden, com seus 80 anos, está velho demais para concorrer a um segundo mandato; só 44% afirmaram o mesmo do ex-presidente (76 anos). A saúde física e mental do republicano também foi mais bem avaliada pelo público do que a do democrata.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, viaja ao Japão para encontro do G7
Índice europeu (EuroStoxx 50): 0,24%
Bolsa de Londres (FTSE 100): feriado
Bolsa de Frankfurt (Dax): 0,16%
Bolsa de Paris (CAC): 0,02%
*às 8h06
Índice chinês CSI 300 (Xangai e Shenzhen): 1,14%
Bolsa de Tóquio (Nikkei): -0,71%
Hong Kong (Hang Seng): 1,24%
Brent*: 2,12%, a US$ 76,90
Minério de ferro: 5,02% negociado a US$ 104,31 por tonelada na bolsa de Dalian (China)
*às 7h53
Um pouco de tudo por Warren Buffett
O encontro anual de Warren Buffett com os acionistas da Berkshire Hathaway aconteceu no sábado (6). No evento, o bilionário e seu braço direito Charlie Munger passaram horas comentando sobre variados assuntos: crise bancária nos EUA, Apple (AAPL34), Elon Musk, inteligência artificial, como ter sucesso na vida… o Wall Street Journal fez um resumo das principais falas aqui.
Como combater os pensamentos intrusivos
Pensar demais pode atrapalhar a realização dos nossos objetivos e minar a produtividade. Controlar o cérebro, por sua vez, é tarefa difícil. Jon Acuff, autor de Trilhas Sonoras da Mente, defende que há estratégias eficazes para aliviar o problema. Veja quais nesta reportagem da VOCÊ S/A.
Antes da abertura: Itaú
Depois do fechamento: Braskem, Natura, Totvs e Tim