Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Voz potente: uma luta por espaço no empreendedorismo audiovisual

Três amigas resolveram empreender com filmes e fotos e fundaram a produtora audiovisual Pujança, em São Paulo

Por Monique Lima 26 jun 2020, 08h00

Matéria originalmente publicada na Revista VOCÊ S/A, edição 264, em 07 de maio de 2020. 

Em 2016 as amigas Carol Rocha, de 25 anos, Camila Izidio, de 25, e Karoline Maia, de 26, se juntaram para produzir a primeira temporada da websérie Nossa História Invisível, que fala sobre os desafios de dez mulheres negras que sofrem com racismo, machismo, transfobia e outras opressões. A série foi realizada graças a um edital da prefeitura de São Paulo e exibida em rodas de conversa na periferia paulistana e no Espaço Itaú de Cinema.

  • Com o sucesso, as amigas criaram a segunda temporada e perceberam que poderiam, juntas, trilhar uma carreira fazendo vídeos. Foi assim que, em 2018, nasceu a produtora audiovisual Pujança, que tem a luta pela diversidade e inclusão no DNA — tanto que as fundadoras procuram sempre negros e profissionais LGBTI+ para formar suas equipes.

    O trio já fez peças publicitárias, campanhas fotográficas, transmissões em vídeo e documentários para marcas como SOS Mata Atlântica, Itaú Cultural e Grupo Pão de Açúcar. “É muito difícil viver de trabalhos autorais no Brasil. Com a Pujança, buscamos um equilíbrio entre nossas produções e os serviços encomendados”, diz Karoline.

    A obra mais recente delas é a websérie Chefas, que mostra as trajetórias de mulheres donas de negócios. “Por ser nosso lugar de fala, gostamos dos temas de minorias, mas podemos fazer muito mais do que isso”, afirma Carol.

    Veja mais conteúdo do universo LGBTI+


  • Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

    Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Continua após a publicidade
    Publicidade