Continua após publicidade

59% dos brasileiros estão preocupados com as finanças, diz Twitter

Levantamento ainda apontou que 50% dos usuários da rede social também estão apreensivos em relação à economia do país

Por Luciana Lima
Atualizado em 19 jun 2020, 09h00 - Publicado em 19 jun 2020, 09h00
Economia também é a 3º maior preocupação dos usuários da rede social  (Maitree Rimthong/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Os brasileiros estão preocupados com a economia do país e inseguros com o rumo das próprias finanças. Pelo menos é isso que aponta um levantamento da rede social Twitter realizado entre os dias 24 e 27 de abril com usuários da plataforma.

Segundo a pesquisa, a economia brasileira é a terceira maior preocupação das pessoas que usam o Twitter no país em relação à pandemia de coronavírus. O temor só perde para o medo de amigos e parentes se contaminarem com a covid-19 e o sistema de saúde entrar em colapso, que ocupam o primeiro e o segundo lugar entre as aflições dos usuários da rede, respectivamente.

Outra apreensão dos twitteiros é a saúde do bolso. De acordo com o levantamento, 59% dos usuários se sentem inseguros ou muito inseguros com suas finanças pessoais nos próximos seis meses. Os mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, são os mais preocupados com as finanças e representam 66%. Já as pessoas entre 25 e 34 anos estão logo em seguida, com 61%.

Uso de aplicativos de banco explodiu

A rede social também questionou os usuários sobre serviços bancários e dúvidas em relação às instituições financeiras durante a pandemia. E os resultados mostraram que a procura por soluções digitais aumentou. Isso porque 39% das pessoas disseram que passaram a usar mais que o normal os aplicativos de bancos, outros 14% também afirmaram que utilizaram os sites das instituições com mais frequência desde o início do surto de coronavírus.

Continua após a publicidade

Porém, 40% também dizem ter dificuldades técnicas ou dúvidas sobre como usar os serviços bancários através das plataformas digitais. Os maiores problemas estão relacionados à renegociação de dívidas (21%), investimentos (20%) e empréstimos (15%). 

    Rede social virou fórum sobre finanças

    Dados internos do Twitter ainda revelam que o volume de conteúdos relacionados a finanças pessoais está crescendo no Brasil. Considerando o período de janeiro a abril deste ano, foram 2,6 milhões de Tweets sobre o tema, um crescimento de 84% em relação ao mesmo intervalo de 2019 (1,4 milhão). Isso porque a quantidade de postagens já havia crescido 41% em comparação com o primeiro quadrimestre de 2018 (1 milhão de Tweets). 

    E o levantamento ainda mostra que 55% dos usuários querem ver mais informações sobre finanças pessoais na rede social. Os principais temas de interesse são dicas de como economizar no dia a dia, planejamento financeiro a longo prazo, tutoriais sobre serviços bancários online e informações sobre empréstimos e renegociações de dívidas.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

    Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês*

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.