Continua após publicidade

Sete aplicativos para melhorar seu inglês – da escrita à pronúncia

Inúmeros jogos, aplicativos e plataformas ajudam a assimilar o idioma de maneira mais leve e divertida. Veja alguns deles.

Por Alberto Costa, Senior Assessment Manager da Cambridge English
Atualizado em 9 Maio 2024, 15h07 - Publicado em 23 fev 2021, 12h00

Aprender um novo idioma ou aprimorá-lo não é uma tarefa simples: exige muito foco e persistência. E quando falamos de inglês, para alguns pode ser ainda mais desafiador por conta da distância da nossa língua materna.  Apesar disso, a importância de dominá-lo é cada vez maior no dia-a-dia das pessoas e indispensável para quem deseja estudar fora ou conquistar melhores posições no trabalho.

Publicidade

Aprendê-lo leva tempo e demanda empenho e dedicação, mas não precisa ser algo chato! Atualmente estão disponíveis inúmeros jogos, aplicativos e plataformas que ajudam a assimilar o idioma de maneira mais leve e divertida ao mesmo tempo em que não é preciso abrir mão da diversão e do tempo conectado na Internet. Confira abaixo uma lista de apps e plataformas, separadas por habilidades, para te ajudar nisso:

Publicidade

Leitura

BeelinguApp

Abelha
O usuário consegue acompanhar livros em inglês e português ao mesmo tempo, com os textos nos dois idiomas (Divulgação/VOCÊ S/A)

Disponível nos sistemas Android e iOS, o aplicativo é uma mão na roda na hora de treinar a leitura. Nele o usuário consegue acompanhar livros em inglês e português ao mesmo tempo, com os textos nos dois idiomas abertos simultaneamente no celular, possibilitando que haja uma comparação de palavras e termos usados. Além disso, a ferramenta também disponibiliza o recurso de ouvir uma narração do texto na língua inglesa.

Publicidade
Continua após a publicidade

Escrita

Write&Improve

Write and improve logo
De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema (Divulgação/VOCÊ S/A)

Construído por Cambridge English, o Write&Improve é um recurso voltado para a prática e estímulo da escrita em inglês. De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário, o que inclui dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

Publicidade

Quiz Your English

Continua após a publicidade
Logo quiz your english
O aplicativo possui jogos rápidos de cinco perguntas cada, que contemplam uma grande variedade de níveis e temas (Divulgação/VOCÊ S/A)

Para quem gosta de competições e quer melhorar e testar o idioma enquanto se diverte, o Quiz Your English é ideal. O aplicativo possui jogos rápidos de cinco perguntas cada, que contemplam uma grande variedade de níveis e temas, como estudos, viagens e estilo de vida. A partir dessa primeira escolha os jogadores podem desafiar seus amigos em tempo real onde quer que eles estejam ou contam com a opção de entrar em batalhas com gamers em diferentes países. Para baixar, basta clicar aqui. 

Publicidade

Compreensão auditiva

Logo ESL Pod
Os apresentadores do programa conversam a respeito de assuntos corriqueiros e temais fáceis, sempre parando para explicar alguns termos utilizados (Divulgação/VOCÊ S/A)

O listening é uma das partes essenciais para o aprendizado do inglês e também uma das mais delicadas no aprofundamento em função, por exemplo, dos diferentes sotaques. Essa habilidade está englobada na maioria dos aplicativos e plataformas que se propõe a estimular o aprendizado, mas há um recurso que pode ser um grande aliado: os podcasts em inglês. Para quem está começando, uma boa opção é o ESL Pod, programa criado por dois americanos (Jerry e Lucy) e totalmente em inglês! Eles conversam a respeito de assuntos corriqueiros e temais fáceis, sempre parando para explicar alguns termos utilizados. Além disso, eles têm uma linguagem e fala extremamente clara.

Continua após a publicidade

Clubhouse

Os usuários acessam esses ambientes para acompanhar o que os moderadores têm a dizer e também podem fazer parte do “palco” principal ao pedir para falar levantando a mão ou apenas ficar como ouvintes

Publicidade
Logo clubhouse
Os usuários acessam esses ambientes para acompanhar o que os moderadores têm a dizer e também podem fazer parte do “palco” principal ao pedir para falar levantando a mão ou apenas ficar como ouvintes (Divulgação/VOCÊ S/A)

Outra fonte infinita de conteúdo em áudio é a rede social Clubhouse. A plataforma concentra uma lista enorme de salas de discussão em áudio sobre temas diversos que pode ser sintetizada como uma espécie de podcast em tempo real.

Os usuários acessam esses ambientes para acompanhar o que os moderadores têm a dizer e também podem fazer parte do “palco” principal ao pedir para falar levantando a mão ou apenas ficar como ouvintes.

Continua após a publicidade

Ainda novo no Brasil, muitas salas são trabalhadas em inglês e o interessante é que é bastante comum encontrar com figuras reconhecidas do mundo dos negócios – como Mark Zuckerber ou Elon Musk – entre os participantes das conversas, em trocas enriquecedoras com pessoas comuns. Por enquanto só é possível entrar na rede por meio de um convite de um já usuário e ela está disponível apenas para iOs.

Pronúncia

Logo Babbel
De forma gratuita o aplicativo permite que os usuários aprendam um novo idioma de maneira intuitiva (Divulgação/VOCÊ S/A)

O Babbel contribui para uma evolução rápida da fala e com a comodidade de acessar de onde for mais conveniente, não só para o inglês, mas para outras línguas também. De forma gratuita o aplicativo permite que os usuários aprendam um novo idioma de maneira intuitiva. É possível baixar aulas em diversos níveis e treinar a pronúncia das palavras usando o reconhecimento de voz inteligente do programa.

logo Duolingo
O app ganhou notoriedade pelo sistema simplificado de apresentação de aulas, que abordam experiências do cotidiano (Divulgação/VOCÊ S/A)

Por último (mas não menos importante), há o Duolingo, ferramenta gratuita de aprendizado de idiomas. O app ganhou notoriedade pelo sistema simplificado de apresentação de aulas, que abordam experiências do cotidiano. Assim, você consegue aprender frases e termos que realmente usaria se estivesse perambulado em outro país.

As aulas são divididas em temas, e têm exercícios de leitura, escrita, escuta e conversação. Conforme você as completa, você ganha pontos e desbloqueia novos níveis. Há também as famigeradas “ofensivas”, em que o usuário ganha pontos extras se estudar todos os dias.

O app também funciona como uma rede social — é possível adicionar seu amigos e compartilhar as vitórias que conquista. Só prepare-se para a chantagem emocional: se você ficar muito tempo sem entrar no app, a corujinha do logo vai ficando cada vez mais borocoxô. E as notificações também.

Publicidade
Publicidade