Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Seis aplicativos para melhorar seu inglês – da escrita à pronúncia

Inúmeros jogos, aplicativos e plataformas ajudam a assimilar o idioma de maneira mais leve e divertida. Veja alguns deles.

Por Alberto Costa, Senior Assessment Manager da Cambridge English Atualizado em 5 jul 2021, 13h18 - Publicado em 23 fev 2021, 12h00

Aprender um novo idioma ou aprimorá-lo não é uma tarefa simples: exige muito foco e persistência. E quando falamos de inglês, para alguns pode ser ainda mais desafiador por conta da distância da nossa língua materna.  Apesar disso, a importância de dominá-lo é cada vez maior no dia-a-dia das pessoas e indispensável para quem deseja estudar fora ou conquistar melhores posições no trabalho.

Aprendê-lo leva tempo e demanda empenho e dedicação, mas não precisa ser algo chato! Atualmente estão disponíveis inúmeros jogos, aplicativos e plataformas que ajudam a assimilar o idioma de maneira mais leve e divertida ao mesmo tempo em que não é preciso abrir mão da diversão e do tempo conectado na Internet. Confira abaixo uma lista de apps e plataformas, separadas por habilidades, para te ajudar nisso:

Leitura

BeelinguApp

Disponível nos sistemas Android e iOS, o aplicativo é uma mão na roda na hora de treinar a leitura. Nele o usuário consegue acompanhar livros em inglês e português ao mesmo tempo, com os textos nos dois idiomas abertos simultaneamente no celular, possibilitando que haja uma comparação de palavras e termos usados. Além disso, a ferramenta também disponibiliza o recurso de ouvir uma narração do texto na língua inglesa.

Escrita

Write&Improve

Construído por Cambridge English, o Write&Improve é um recurso voltado para a prática e estímulo da escrita em inglês. De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário, o que inclui dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

Continua após a publicidade

Quiz Your English

Para quem gosta de competições e quer melhorar e testar o idioma enquanto se diverte, o Quiz Your English é ideal. O aplicativo possui jogos rápidos de cinco perguntas cada, que contemplam uma grande variedade de níveis e temas, como estudos, viagens e estilo de vida. A partir dessa primeira escolha os jogadores podem desafiar seus amigos em tempo real onde quer que eles estejam ou contam com a opção de entrar em batalhas com gamers em diferentes países. Para baixar, basta clicar aqui. 

Compreensão auditiva

O listening é uma das partes essenciais para o aprendizado do inglês e também uma das mais delicadas no aprofundamento em função, por exemplo, dos diferentes sotaques. Essa habilidade está englobada na maioria dos aplicativos e plataformas que se propõe a estimular o aprendizado, mas há um recurso que pode ser um grande aliado: os podcasts em inglês. Para quem está começando, uma boa opção é o ESL Pod, programa criado por dois americanos (Jerry e Lucy) e totalmente em inglês! Eles conversam a respeito de assuntos corriqueiros e temais fáceis, sempre parando para explicar alguns termos utilizados. Além disso, eles têm uma linguagem e fala extremamente clara.

Clubhouse

Outra fonte infinita de conteúdo em áudio é a nova rede social da vez: a Clubhouse. A plataforma concentra uma lista enorme de salas de discussão em áudio sobre temas diversos que pode ser sintetizada como uma espécie de podcast em tempo real. Os usuários acessam esses ambientes para acompanhar o que os moderadores têm a dizer e também podem fazer parte do “palco” principal ao pedir para falar levantando a mão ou apenas ficar como ouvintes. Ainda novo no Brasil, muitas salas são trabalhadas em inglês e o interessante é que é bastante comum encontrar com figuras reconhecidas do mundo dos negócios – como Mark Zuckerber ou Elon Musk – entre os participantes das conversas, em trocas enriquecedoras com pessoas comuns. Por enquanto só é possível entrar na rede por meio de um convite de um já usuário e ela está disponível apenas para iOs.

Pronúncia

O Babbel contribui para uma evolução rápida da fala e com a comodidade de acessar de onde for mais conveniente, não só para o inglês, mas para outras línguas também. De forma gratuita o aplicativo permite que os usuários aprendam um novo idioma de maneira intuitiva. É possível baixar aulas em diversos níveis e treinar a pronúncia das palavras usando o reconhecimento de voz inteligente do programa.

Continua após a publicidade
Publicidade