Imagem Blog

Jackie Zilberman

Diretora pedagógica da NTC Idiomas, especialista em cursos de inglês para o mercado corporativo. Criadora e professora responsável por cursos preparatórios para admissão em universidades internacionais.
Continua após publicidade

Inglês regular ou corporativo?

Escolher entre os dois vai depender da sua necessidade de uso do idioma. Entenda.

Por Jackie Zilberman
Atualizado em 18 jun 2024, 15h12 - Publicado em 17 jun 2024, 18h36

Vivemos em um mundo globalizado e dominar o inglês deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade. Sei que escolher entre o curso regular ou corporativo vai depender da sua necessidade de uso do idioma. Se a proposta é adquirir conhecimento de maneira ampla, o idioma regular pode ser mais acessível e simplificado, dado que estamos habituados a ouvir e expressar-nos neste linguajar em nossa rotina diária. Caso o objetivo seja usar a língua profissionalmente, em especial em conversas com empresas internacionais, o inglês corporativo pode ser mais apropriado, mesmo que seja um desafio a mais.

Vamos analisar os pontos mais importantes de cada opção para ajudar nesta decisão:

Inglês Regular

Esta modalidade permite o desenvolvimento do idioma em contextos sociais, viagens, cultura e entretenimento. Utiliza habilidades como audição, conversação e compreensão de textos, abrangendo leitura e escrita. Além disso, promove o conhecimento de vocabulário e gramática.

Inglês Corporativo

Esta abordagem é direcionada para o seu desenvolvimento profissional, habilitando a comunicação em ambiente de negócios, atuação e socialização com estrangeiros, participação em reuniões, negociações e toda a rotina envolvida. Neste caso, o vocabulário é direcionado para a linguagem corporativa, criação de e-mails profissionais e comportamento em apresentações, entre outros.

Continua após a publicidade

Uma dica é sempre bom

Caso você nunca tenha estudado inglês, inicie com o curso regular para aprender gramática, essencial como base para uma boa comunicação e depois opte pelo inglês corporativo. Assistir filmes sem legendas, ler livros observando o nível de conhecimento que você está e ouvir podcasts, pode ser útil, além de agradável e divertido. Conversar com pessoas que já tenham conhecimento do idioma pode te ajudar a criar confiança. A insegurança pode dificultar demais o seu desenvolvimento.

E para simplificar ainda mais a sua escolha, compartilho alguns exemplos de vocabulário  regular e corporativo. Veja alguns termos úteis para entender e participar de conversas em geral. 

Vocabulário Regular

  1. Word – Palavra.
  2. Consider – Considerar: Pensar cuidadosamente sobre algo.
  3. Line – linha ou fila.
  4. Essential – Essencial: Absolutamente necessário.
  5. Food – Alimento ou comida.
  6. Frequently – Frequentemente.
  7. Significant – Significativo: Importante ou notável.
  8. Parts – Partes ou peças.
  9. Things – Coisas
  10.  Magazine – Revista.

Vocabulário Corporativo

  1. Brainstorm: Pode ser traduzido como um turbilhão de ideias e usado para debate em reuniões em que todos podem contribuir para a criação de algo inovador.
  2. Follow-up: é o termo usado para acompanhar uma tarefa ou projeto e se certificar que está tudo de acordo.
  3. Best practices: Procedimentos comerciais ou técnicas aceitas como as mais eficientes.
  4. Budget: é o montante de dinheiro disponível para um projeto, e em português, utilizamos a palavra “orçamento”.
  5. Report: é um documento com informações gerais de algum negócio, como por exemplo: Monthly Revenue Report, relatório de receita mensal.
  6. Feedback: este termo já é bem conhecido no mundo corporativo do Brasil. Significa informar alguém sobre sua atual performance em sua função.
  7. Leverage: alavancar, ou seja, usar recursos estrategicamente para obter um benefício.
  8. Mindset: Mentalidade. É um conceito que define padrões de comportamento e ações que uma pessoa realiza. 
  9. Approach: Abordagem, essa expressão indica a técnica que os profissionais precisam ter para alcançar o cliente.
  10. FYI: é a sigla para “for your information”, “para sua informação” em português. É um termo usado informalmente em e-mails no ambiente profissional para repassar informações importantes aos colegas.

Importante

Dominar o inglês abre portas para inúmeras oportunidades. As empresas valorizam profissionais capacitados que possam facilitar a comunicação e os negócios internacionais. Aprender outro idioma permite que você se conecte com pessoas de diferentes nacionalidades, expanda seu conhecimento e tenha acesso a uma gama mais ampla de informações e recursos. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade