Imagem Blog

Isis Borge

É diretora da divisão de recrutamento Engenharia, Supply Chain, Marketing e Vendas da Talenses
Continua após publicidade

Fazer boas perguntas aumenta suas chances na entrevista de emprego

Candidatos que questionam e se mostram interessados pela companhia são vistos com bons olhos pelos recrutadores

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ S/A
Atualizado em 16 mar 2020, 12h00 - Publicado em 16 mar 2020, 12h00

Em uma entrevista de emprego, a finalização da conversa é tão importante quanto o restante do bate-papo. São nos minutos finais do encontro que o entrevistador abre o canal para que o candidato esclareça dúvidas – e eu, como headhunter, eu considero muito negativo quando o profissional que busca uma oportunidade não tem nenhuma pergunta a fazer.

É claro que você não precisa tirar do bolso um caderninho com dezenas de questionamentos, mas é interessante fazer algumas poucas e boas perguntas.

Pensando nisso, separei seis temas que você, como candidato, pode abordar minutos antes do encerramento da entrevista

  1. Expectativa do empregador sobre a pessoa que vai preencher a vaga
    O final da conversa é um bom momento para perguntar o que a empresa espera do profissional que será contratado e quais são os principais desafios do cargo.
  2. Posicionamento da empresa no mercado
    Não vá para uma entrevista de emprego sem ter informações sobre a empresa e seus principais executivos. Reportagens e os canais oficiais da companhia (site e redes sociais) ajudam na preparação. Esse material será ótimo para iniciar uma conversa sobre o posicionamento da organização e de seus profissionais no mercado.
  3. Pontos positivos da companhia
    Pergunte quais pontos positivos o entrevistador enxerga na empresa e se o clima organizacional é apreciado pelos colaboradores. Caso você tenha estudado o perfil do entrevistador e ele estiver há algum tempo na companhia, questione sobre quais motivos o fazem ficar na empresa.
  4. Propósito da organização
    Se a vaga é em uma empresa de equipamentos esportivos e você adora correr, tente entender, por exemplo, se há um grupo de corredores entre os colaboradores e se a empresa incentiva a prática do esporte. Cada vez mais as organizações têm valorizado essas afinidades de propósito.
  5. Plano de carreira
    Vale a pena perguntar quais serão suas chances de crescimento, caso a contratação seja efetivada. Mas, não esqueça de que cada profissional é responsável pelo próprio plano de carreira e desenvolvimento.
  6. Perfil da equipe
    Se a vaga é para um cargo de gestão, tente entender o perfil dos profissionais da área para demonstrar seu interesse pela possível equipe. Caso tenha abertura, pergunte sobre as características do seu possível gestor direto.

Após questionar o recrutador, dê espaço para que ele responda, sem cair na tentação de interrompê-lo com os seus argumentos. Outro ponto importante: só fale sobre salário quando for questionado sobre o tema. Do contrário, pode parecer que seu foco está apenas na remuneração. Tenha calma que, no momento certo, o entrevistador vai iniciar a conversa sobre salários e benefícios.

A postura, o posicionamento e o discurso do candidato durante a entrevista são pontos muito observados pelo recrutador para entender o nível de interesse do profissional na vaga. Então, aja com estratégia, sinceridade e bom senso para deixar uma impressão positiva!

(Divulgação/VOCÊ S/A)
Publicidade