Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

Fora o euro, existe outra moeda única de vários países?

Sim: um grupo de países da África tem uma moeda única. Mas essa é uma herança colonial francesa, que atrapalha a política monetária dos envolvidos.

Por Alexandre Versignassi
9 dez 2022, 06h07
-
 (Camila Anselmé/Você S/A)
Continua após publicidade

Sim. A mais relevante é o franco CFA, que serve de moeda única em 14 países da África e foi estabelecida em 1945. Na época, “CFA” significava Colonies Françaises d’Afrique. Após as independências das nações envolvidas, na segunda metade do século 20, mantiveram a sigla CFA, mas trocaram o significado.

Em oito países da África Ocidental, cujos maiores PIBs são Senegal e Mali, virou Communauté Financière Africaine. Em seis da África Central, onde as economias mais fortes são Camarões e Gabão, virou Coopération Financière en Afrique centrale.

A emissão do franco CFA nas duas regiões fica a cargo de dois bancos centrais multipaís, o BC da África Ocidental e o BC da África Central. Mas a herança colonial do sistema é forte, já que ambos funcionam sob pesada influência do banco central da França.

O BC francês é a instituição que garante maior característica dessa moeda: sua paridade com o euro. Em suma, os dois BCs regionais da África não podem emitir a quantidade de dinheiro que quiserem. Precisam garantir que o estoque de moeda em circulação mantenha-se baixo o bastante para que o valor do franco CFA em relação ao euro não mude – desde 1999, com a criação da moeda única europeia, o câmbio está fixado em 655,96 francos CFA por euro.

Por um lado, isso garante estabilidade nos preços. A inflação nos países que usam o CFA acompanha a da Europa (historicamente baixa, noves fora a alta de agora). Por outro, isso trava a economia deles. Bancos centrais precisam ter o poder de emitir mais moeda para impulsionar a atividade econômica, ao menos nos momentos em que isso não gere uma ameaça clara de inflação. É assim que funciona na maior parte dos países, a começar pelo nosso. Justamente por isso, várias nações que hoje usam o franco CFA pretendem criar uma nova moeda multinacional, desatrelada do euro. Caso dê certo, o nome dela será eco.

No fundo, o CFA é retrógrado. Tanto que ele funciona igual o “franco do pacífico” (CFP), a moeda comum de Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Wallis e Futuna, também atrelada ao euro. A diferença é que esses não são países autônomos, mas territórios formalmente administrados pela França.

Em tempo: a outra moeda multinacional “tipo euro”, com um banco central que opera visando a vários países, é o dólar do Caribe Oriental, a moeda única de oito países caribenhos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.