5 dicas que vão te ajudar a negociar melhor
Estabelecer um equilíbrio entre competir e colaborar pode definir se você terá sucesso ou fracasso nos seus acordos.
ara se destacar como um bom negociador, você precisa adotar estratégias bem planejadas e ter habilidade para colocá-las em prática.
Não se trata meramente de uma troca de ofertas. Perceber que há um equilíbrio entre “colaborar” e “competir” pode definir se você terá sucesso ou fracasso em uma negociação. Algumas dicas podem ajudar nessa jornada. Vamos a elas?
1. Adotar abordagem colaborativa
Em vez de já mergulhar diretamente nos detalhes do acordo, uma breve conversa informal pode ajudar a estabelecer uma conexão inicial. Por exemplo, se você está negociando com um fornecedor, dedicar alguns minutos para falar sobre interesses comuns ou até mesmo fazer um comentário descontraído pode criar um ambiente mais amigável e aberto, facilitando a cooperação e aumentando as chances de chegar a um acordo.
2. Fazer boas perguntas
Saia daquelas perguntas fechadas que só trazem respostas como “sim” ou “não”. No lugar disso, busque questões que incentivem respostas detalhadas. Por exemplo, ao discutir um novo projeto com um parceiro, pergunte: “Quais são os principais desafios que você está enfrentando atualmente?” Esse tipo de pergunta, que requer uma análise mais profunda, pode revelar informações superimportantes para encontrar soluções criativas.
Perceber que há um equilíbrio entre “colaborar” e “competir” pode definir se você terá sucesso ou fracasso em uma negociação
3. Buscar trocas inteligentes
Como assim? Em vez de se fixar em uma única questão, como o preço, por exemplo, identifique quais são outros elementos que podem agregar valor para o interlocutor. A partir disso, proponha concessões em aspectos que são menos importantes para você, mas que têm maior valor para ele. Suponha que você está negociando um contrato de serviço e tem flexibilidade quanto ao cronograma de início. Oferecer uma flexibilidade maior nesse aspecto pode ser uma troca valiosa por um prazo de pagamento melhor.
4. Analise sua BATNA
Antes de entrar em qualquer negociação, é importante ter um bom plano B. Esse seria seu melhor caminho a seguir caso um acordo não seja possível (“Melhor Alternativa a um Acordo Negociado”, ou BATNA, em inglês). Analisar essa melhor alternativa fornece uma base sólida para saber quando aceitar um acordo ou se afastar e buscar outros caminhos. Se você estiver negociando a compra de um imóvel, por exemplo, ter uma seleção de outras propriedades que você consideraria pode dar tranquilidade para negociar condições melhores para essa compra.
5. Proteja-se do viés de ancoragem
De forma simples, o primeiro número ou oferta apresentada em uma negociação exerce poder de referência nas discussões subsequentes. Para evitar ser afetado por esse viés, considere fazer a primeira oferta se estiver preparado para isso, ou mantenha suas metas e alternativas em mente para ajustar suas estratégias conforme necessário. Em uma negociação salarial, por exemplo, fazer a primeira oferta ou apresentar uma pesquisa de remuneração pode ajudar a definir a faixa de negociação de acordo com suas expectativas.