Continua após publicidade

O que faz um gestor de facilities?

O setor de facilities deve movimentar 110 bilhões de reais nos próximos cinco anos e precisa de profissionais que pensem estrategicamente

Por Monique Lima
Atualizado em 3 mar 2020, 09h54 - Publicado em 2 mar 2020, 15h00
Peter Kawamura, head de facilities do Grupo Movile: foco em melhorar a experiência dos funcionários no ambiente de trabalho (Leandro Fonseca/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

internet das coisas (IoT) e a Indústria 4.0 permitiram o progresso de muitas profissões, como a de gestor de facilities. Conhecido por cuidar da manutenção de estabelecimentos, hoje esse profissional também é responsável por criar experiências.

Pensar de forma estratégica sobre como os espaços refletem a cultura das organizações e sobre o que pode ser feito para que os funcionários se sintam confortáveis e produtivos são exemplos dos novos desafios.

Segundo o relatório de 2018 da Global FM ­Market, a taxa de crescimento do setor de facilities no Brasil está em 9,7% ao ano — acima do índice global, de 7,4%. Só em 2018, essa atividade mobilizou 71,6 bilhões de reais na economia.

A expectativa é que, em cinco anos, a área movimente 110 bilhões de reais. “As grandes empresas sempre contrataram, o que acontece é que agora pequenas e médias também estão admitindo esses profissionais”, diz Ricardo Crepaldi, diretor da ­Associação Brasileira de Facilities (Abrafac).

A carreira de Peter Kawamura, de 41 anos, é um exemplo. Graduado em arquitetura e urbanismo, seu primeiro contato com a área de facilities foi na Johnson & Johnson, fabricante de produtos de higiene e beleza. Enquanto trabalhava num escritório que executava uma reforma para a multinacional, Peter foi convidado a entrar para a corporação como gerente na área de facilities. “Por um ano desenvolvi as plantas e conheci o prédio na função de arquiteto.

Quando recebi a oferta, aceitei de prontidão”, diz Peter. Nesse posto, ele cuidava de manutenções, frotas, recebimento de materiais, notas fiscais, segurança do trabalho e insumos de infraestrutura. Em 2015, Peter teve outra guinada na carreira: foi contratado pela Movile como head de facilities.

Ali, começou a ter uma atuação mais estratégica: “Não deixo de trabalhar no operacional, mas hoje estou mais centrado na experiência dos funcionários”, afirma. É sua função fazer com que o ambiente reflita a cultura corporativa. “Existe uma coisa muito bacana nessa profissão que é a adaptação às mudanças. O futuro é tecnologia e, nessa área, isso só tem a contribuir”, afirma Peter.

O que faz um gestor de facilities?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.