Quer trabalhar em banco? Estes são os 3 melhores, segundo VOCÊ S/A

Em 1º lugar no setor bancos do Guia VOCÊ S/A - As 150 Melhores Empresas para Trabalhar 2019, o Itaú enxugou processos e melhorou benefícios

BANCO ITAÚ

Quando o cliente passou a ocupar o centro das decisões no Itaú Unibanco, uma intensa transformação cultural e digital, liderada pelo CEO Candido Bracher, foi iniciada. O motivo é auspicioso: tornar-se tão admirado quanto Apple, Google e Amazon. E o banco sabe que não conseguirá isso sem que os empregados virem embaixadores da marca.

Com esse objetivo, iniciou uma jornada para melhorar a experiência deles. “Estamos revendo todas as práticas, de contratações a desligamentos”, diz Sergio Fajerman, diretor de RH. Hoje, o pessoal é avaliado por dois eixos: o X (os resultados entregues) e o Y (como foram entregues).

O primeiro analisa objetivos; o segundo, os comportamentos, como pensamento no consumidor, colaboração e capacidade para reaprender. O sistema de metas para o alto escalão também mudou. Hoje, os 20 principais executivos da companhia têm apenas cinco metas — antes eram 12.

Três são financeiras e as outras duas são relacionadas a satisfação, uma dos clientes e a outra dos empregados. Segundo trabalhadores, o banco está realmente diferente. Além de ter 6 000 pessoas atuando com metodologias ágeis, há práticas para promover qualidade de vida, flexibilidade e diversidade. “Estou há 26 anos aqui. A mudança é genuína”, diz um gerente.

PONTOS POSITIVOS

Os benefícios são um ponto alto. O valor dos vales-refeição e alimentação (1 300 reais no total) é elogiado, assim como a taxa para financiamento imobiliário, de 7% ao ano. Os bônus, em alguns cargos, chegam a 30 salários.

PONTOS A MELHORAR

Empregados dizem que os caminhos para sugerir inovações ou melhorias são tortuosos. Eles também gostariam que a prática de home office, liberada em dois dias da semana, fosse mais bem formalizada.


BANCO BRADESCO

Embora esteja mudando, o Bradesco ainda carrega fortes traços de um banco convencional. O traje social, por exemplo, permanece obrigatório em alguns departamentos. Entretanto, os funcionários afirmam que transformações estão acontecendo.

A plataforma Integra RH, implementada neste ano, é uma das mais comentadas. Por reunir o histórico de cada profissional (plano de carreira, avaliação de desempenho, metas e reconhecimentos já conquistados), o projeto tornou os processos de movimentação mais transparentes e velozes. “Algumas promoções que estavam paradas começaram a sair do papel”, diz um empregado.

Além disso, no início do ano, o banco colocou em prática o Xá Comigo, programa em que o profissional é estimulado a reconhecer um colega — além de fornecedores e parceiros — pela prestação de um bom atendimento. A ação é concretizada com a entrega de um botom físico e virtual, que fica registrado no sistema do ­Integra RH.

O que também tem animado os times é terem voz mais ativa dentro da companhia. A sede do banco, em Osasco, ganhou academia, mercado e serviços como barbearia, manicure e sapataria —novidades sugeridas pelos próprios funcionários em reuniões de hackathon sobre mobilidade urbana.

PONTOS POSITIVOS

Há oportunidades de crescimento na organização e alto aproveitamento de mão de obra interna. O canal de assistência psicológica, o auxílio-babá e os programas de diversidade também são elogiados.

PONTOS A MELHORAR

Os empregados pedem melhoria nos processos internos e na comunicação entre setores. A avaliação 360 graus só ocorre para certos cargos de liderança. Para alguns, o banco ainda é conservador e formal.


BANCO DO BRASIL

Com 210 de anos de existência e presente em 99,6% dos municípios brasileiros, o Banco do Brasil apresenta uma política consolidada de recursos humanos para seus quase 100 000 funcionários e benefícios elogiados, como participação nos lucros paga semestralmente.

“É uma empresa gigante, com muitas oportunidades para evoluir e transitar por áreas. Quem tem disponibilidade para mudar de cidade ou de setor também encontra um mundo de opções aqui”, diz um empregado.

Para se comunicar com tantos profissionais e divulgar as possibilidades de carreira, o portal da intranet é estruturado e conta com agência de notícias, comunicados internos e ferramenta que permite enviar e-mails para grupos determinados. A revolução digital tem transformado a rotina do banco e a dos empregados, já que os serviços prestados nas diversas plataformas exigem um time apto e antenado.

Existem metas internas de capacitação dos profissionais. “Nossos funcionários entram jovens na empresa, por meio de concurso público, e já são familiarizados com o mundo digital. Nosso trabalho está na preparação das equipes para oferecer um serviço rápido e de qualidade”, diz José Avelar Matias Lopes, diretor de gestão de pessoas.

PONTOS POSITIVOS

Há Flexibilidade de horários com banco de horas. A prática
do home office tem crescido na empresa, com critérios objetivos para determinar quais funções podem aderir ao projeto.

PONTOS A MELHORAR

Nem todos recebem feedback completo quando participam de recrutamentos internos e não são selecionados. Eles gostariam de ter mais informações sobre por que não foram aprovados.


Quer participar da Melhores Empresas para Começar Carreira?

Entenda quais são os critérios de participação, conheça as etapas do processo e veja o que fazer para inscrever a sua companhia na edição de 2020

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: