Liderança de equipe: dicas para ser um bom líder nesta fase de pandemia

Confira quais as características mais valorizadas de liderança e qual o melhor estilo para fazer gestão de equipes de sucesso neste momento de pandemia

Um líder é aquele que influencia e estimula uma equipe a alcançar os objetivos. O que é necessário para liderar uma equipe é, acima de tudo, a capacidade de atingir resultados por meio do trabalho de outras pessoas. Dessa forma, o líder precisa inspirar e conduzir seu time ao longo de toda a jornada para que a meta desejada pela empresa seja alcançada.

Em um cenário de pandemia, com muitas equipes trabalhando remotamente, algumas características de gestão de pessoas são bastante valorizadas, segundo explicou Isis Borge, da Talenses. De acordo com a especialista, diante de tanta incerteza, o líder precisa ter humildade para assumir quando não tem as respostas. Ser transparente é uma das principais dicas para ser um bom líder nessa fase de pandemia.

A empatia também é necessária para liderar equipes em momentos de crise. A atitude acolhedora é a melhor alternativa para lidar com profissionais que podem estar atravessando momentos delicados em suas vidas e, consequentemente, podem estar abalados emocionalmente.  Ter boa gestão emocional, aliás, é imprescindível para qualquer pessoa que deseje conduzir um time. Bons líderes cuidam da própria sanidade mental e praticam a liderança chamada de positiva, ou seja, sem imposição pelo medo.

Desenvolvimento contínuo, capacidade de comunicação, flexibilidade, criatividade e saber reconhecer seus erros são também características importantes de como liderar uma equipe, segundo especialistas no tema.

Quais são os tipos de liderança

Existem diferentes estilos de liderança. São eles:

Liderança autocrática:

estilo autoritário baseado em comando e controle. Nele, o líder centraliza as decisões e conduz o time à sua maneira.

Liderança democrática:

é um estilo baseado em consenso e o líder age mais como um organizador e facilitador das ideias da equipe.

Liderança liberal:

tem como chave a descentralização e autonomia de decisão de cada membro da equipe e a pouca participação do líder.

Liderança coach

: é um estilo em que o líder age como coach da equipe estimulando o desenvolvimento do time por meio do fomento ao autoconhecimento.

Liderança situacional:

é um estilo que dança conforme a música, ou seja, pressupõe a adaptação das atitudes de acordo com cenário externo.

Liderança servidora:

tem como fundamento a empatia. Líderes desse estilo agem para atender os objetivos e as demandas da equipe.

Qual o melhor estilo de liderança?

Segundo Armando Lourenzo, diretor da universidade corporativa da EY, o estilo mais indicado é a liderança situacional, já que cada cenário demanda uma ação diferente do líder.

Uma das principais habilidades nesse momento de pandemia é justamente ler esse novo cenário para conseguir navegar em um futuro cada vez mais incerto. Os pilares do curso online O NOVO NORHMAL, oferecido pela VOCÊ RH, SPUTNiK e PERESTROIKA ONLINE, são, justamente, mapeamento do ambiente, o futuro do trabalho e do momento atual da sociedade por meio da compreensão de dados demográficos, econômicos e políticos.

Os alunos também  poderão entender o que é e desenvolver a chamada visão holística, tão necessária para quem quer saber como liderar uma equipe de sucesso. Para saber mais sobre as aulas e o cronograma do Curso de liderança.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: