Essas são as 10 melhores empresas de tecnologia no Brasil, segundo o LinkedIn
Pasmem: Inteligência artificial é uma das competências mais reconhecidas nas vagas disponibilizadas pelas companhias listadas. Confira.
ão é novidade que todo mundo agora quer trabalhar com tecnologia. A impressão geral é de que o futuro já chegou, e quem estiver pronto para ele, vai se dar melhor.
Isso, só o tempo dirá. Mas não há duvidas de que o setor está atraindo muita gente. A prova está nos números: e acordo com um levantamento feito pela Brasscom, o mercado de tecnologia vai gerar até 797 mil vagas de emprego até 2025. O mesmo estudo mostra que os salários no setor são, em média, 2,1 vezes maiores do que a média salarial nacional (o que explica muita coisa, claro).
O LinkedIn também está de olho nisso, e divulgou a lista das melhores empresas de tecnologia que atuam no Brasil. A partir de dados da plataforma, a metodologia analisou aspectos como avanço profissional, crescimento na companhia e aprendizado
Quem procura postos com oportunidades internacionais também pode se dar bem na área, destacou a rede azulzinha. Muitas das empresas listadas atuam em vários países, e têm o costume de trocar funcionários com outras nacionalidades.
Aqui estão as dez melhores empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil, segundo o LinkedIn.
Kyndryl
A big tech atua na modernização dos sistemas de informação. É uma boa para quem gosta de trabalhar com modernização da infraestrutura de TI. A sede fica em Nova York, mas no Brasil atua principalmente em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Os cargos que mais aparecem na rede social são Analista de suporte técnico, Consultor de banco de dados e Gerente de projetos.
IBM
Uma das primeiras empresas de tecnologia a atuar no Brasil, a IBM chegou ao país em 1917. Listar tudo o que a companhia faz transformaria esta reportagem em um livro da Bíblia. Basta dizer que, na área de tecnologia, ela faz de tudo um pouco. Hoje, ela vem investindo pesado em segurança da informação, armazenamento de dados (leia-se, nuvem), inteligência artificial e machine learning.
É uma empresa que prioriza as modalidades presencial e híbrida: apenas 11,93% das oportunidades oferecidas são remotas.
A sede fica em Armonk, no estado de Nova York, nos EUA. Por aqui, atua sobretudo em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
As competências mais reconhecidas nas vagas oferecidas na firma são Desenho industrial, Inteligência artificial, SDLC (ciclo de vida do desenvolvimento de software) e Teste de software. Os cargos mais oferecidos são Engenheiro de software, Analista de programação e Gerente de projetos.
Alphabet Inc.
Chegou a vez dele. Aquele que virou o lugar em que muita gente procura arquivos, notícias, passagens de avião, documentos e fotos: o Google. Naturalmente, uma estrutura imensa como a da plataforma precisa de muita gente por trás.
A empresa também controla o Waze, a Nest Labs, a DeepMind, a Mineral, a Verify, e algumas outras.
A Alphabet é uma das companhias que caracterizam o Vale do Silício como o berço da tecnologia – sua central fica em Mountain View, na Califórnia. Quem quiser trabalhar nela daqui, provavelmente estará em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
As competências mais buscadas nas vagas são Desenvolvimento de parceiro, Marketing afiliado, Propaganda comercial, Estratégias de crescimento e Marketing digital. Os cargos mais comuns são Engenheiro de software, Gerente de conta e Copywriter.
Amazon
De livraria virtual a um dos maiores marketplaces do mundo, a Amazon é uma das empresas mais visadas do setor. A companhia que nasceu em Seattle, nos EUA, hoje tem serviços que vão de delivery a serviços de streaming.
Desde 2012 no Brasil, agrega funcionários sobretudo em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. As funções com maior número de colaboradores são operações, vendas e engenharia.
As competências mais reconhecidas nas vagas são Inteligência artificial, Desenvolvimento de aplicativos móveis, Hospedagem de sites, FinTech e Computação científica. Os cargos mais comuns são Assistente de cadeia de suprimentos, Engenheiro de software e Gerente de conta.
Thales
A primeira francesa da lista desenvolve e fabrica equipamentos para os setores de defesa, transporte, segurança, e principalmente, aeroespacial. É líder em vigilância espacial e controle de tráfego aéreo.
Essa é para quem quer trabalhar com TI, além dos computadores.
A sede fica em Meudon, nos arredores de Paris.
O cargo mais comum é Engenheiro de software, e as competências mais reconhecidas são Engenharia aeroespacial, Hardware de computador, Sistemas de controle eletrônico, Computação científica e Eletrônica.
Salesforce
A empresa é fundada e controlada por Marc Benioff, dono da revista Time desde 2018 e ex-executivo da Oracle. É líder global no oferecimento de softwares CRM, ou seja, de gestão de relacionamento com clientes. Entre as plataformas controladas pela empresa estão o Slack, a Tableau, a MuleSoft e a Heroku.
A conexão aqui é Brasil-EUA. Por aqui, os funcionários estão em São Paulo e Rio de Janeiro. Por lá, em São Francisco, na Califórnia.
As competências mais reconhecidas são: Leads de vendas, Desenvolvimento de parceiro, Tecnologias de armazenamento de dados, Software corporativo e Estratégias competitivas. Os cargos mais comuns são Executivo de contas, Engenheiro de software e Representante de desenvolvimento de negócios.
Hitachi
A japonesa, que está no Brasil desde 1940, é uma daquelas gigantes que fazem de tudo um pouco. Além de soluções em Tecnologia da Informação, atuam no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para construção, produção de energia elétrica, sistemas de transporte, automação e máquinas médicas.
Atuando sobretudo em São Paulo no Brasil, sua sede fica em Tóquio.
As competências que mais se destacam são Sistemas elétricos, Computação científica, Sistemas de controle eletrônico, Engenharia de poço/perfuração e Direito internacional. Os cargos mais recorrentes são Gerente de projetos e Gestão de construção.
Align Technology
De volta às americanas, esta com sede em Tempe, no Arizona, a empresa de instrumentos médicos e odontológicos atua em São Paulo. A cidade foi lar do primeiro escritório oficial da companhia na América Latina.
Se quer trabalhar por lá, garanta que seu perfil tenha algumas dessas competências: Odontologia, Engenharia biomédica, Farmacêutica, Marketing afiliado e Leads de vendas. O cargo que mais aparece é Gerente de vendas.
Claro (América Móvil)
Essa com certeza você conhece. Uma das maiores operadoras do país, a empresa concentra funcionários em São Paulo, Campinas e no Rio de Janeiro.
Em 2003, a companhia surgiu da fusão de várias marcas controladas pela mexicana América Móvil. Ela lidera por aqui os segmentos de telefonia fixa, TV por assinatura e banda larga fixa no Brasil.
Quem quer virar funcionário deve considerar as competências: Telecomunicações, Redes de computadores, Vendas internas, Desenho industrial e Consultoria de gerenciamento. Os cargos mais comuns são Vendedor, Consultor de vendas e Assistente administrativo. 14,35% das oportunidades são híbridas.
Embraer
Uma das estrelas brasileiras, a empresa aeroespacial nunca parou de brilhar os olhos dos profissionais brasileiros. Aqui tem todo tipo de avião: comerciais, militares, executivos, agrícolas, e todo o resto.
Ela nasceu a partir de uma iniciativa do governo em 1969, durante a Ditadura Militar. Até o fim do regime autoritário, se concentrou na fabricação de equipamentos para a Força Aérea Brasileira, mas a partir da década de 80 começou a produzir aviões de passageiros para venda nacional e exportação.
Hoje, as competências mais procuradas pela companhia de São José dos Campos, interior de São Paulo, são: Compósitos, Engenharia aeroespacial, Gerenciamento de aeronaves, Força aérea e Linhas aéreas.
Os cargos mais recorrentes são Engenheiro de design, Mecânico de aeronaves e Técnico mecânico. 23,53 % das vagas são híbridas.