Como dar feedbacks construtivos ao seu chefe
Transformar a cultura de feedback em uma via de mão dupla é fundamental para a construção de relações profissionais saudáveis.

Seja por medo de represálias ou de mal-entendidos, muitas pessoas evitam falar abertamente com suas lideranças e acabam por silenciar opiniões importantes. Entretanto, com cuidado, empatia e propósito, é possível transformar a cultura de feedback em uma via de mão dupla, diz Bianca Aichinger, especialista em desenvolvimento de lideranças e equipes, coach e sócia-proprietária da Quantum Development. E isso pode ser bastante saudável para as relações profissionais.
Vá com calma
Antes de sair falando o que pensa, saiba que o primeiro passo deve ser dado pela chefia. “É fundamental que a liderança abra, de forma intencional, espaços seguros para a conversa. Sem esta permissão, dificilmente a troca acontecerá”, explica Bianca.
A abertura já existe? Hora de elaborar com cuidado a devolutiva. “Quem oferece o feedback deve se preparar, focando em fatos concretos, evitando julgamentos e escolhendo um momento certo, sempre com respeito”, orienta a especialista, sugerindo um tom colaborativo para a conversa. “Podem ser usadas algumas expressões como ‘Gostaria de compartilhar uma percepção…’ ou ‘Tenho uma sugestão que pode nos ajudar…’. Elas costumam ser mais bem recebidas do que abordagens que soam como correções diretas”.
Na hora certa
Tenha em mente que o timing da conversa é determinante para seu sucesso. Dê preferência para momentos como o encerramento de um projeto ou reuniões de desenvolvimento, e evite situações de pressão intensa, estresse ou decisões críticas. “Oferecer feedback no calor de um conflito ou logo após uma situação emocionalmente intensa pode ser perigoso, já que tanto quem fala quanto quem ouve podem estar mais reativos ou impulsivos”, alerta.
A empatia também pode ser uma grande aliada. “Reconhecer as pressões e desafios da posição de liderança gera uma conexão mais leve, humana e facilita que o outro lado esteja mais aberto a ouvir”, diz.
Bem comum
Quando as devolutivas se tornam parte da cultura organizacional, aponta Bianca, os benefícios são coletivos. “Líderes conquistam mais clareza em relação ao impacto de suas ações, melhoram sua comunicação e fortalecem seus relacionamentos e sua liderança. Para as equipes, o ambiente se torna mais seguro, transparente e colaborativo, promovendo engajamento e corresponsabilização”.
Uma boa prática, indica a especialista, é adotar rituais de feedback mútuo, fora do ciclo formal de avaliações, em reuniões recorrentes ou revisões de projeto. “É bastante rico quando a empresa promove uma cultura de feedbacks 360, em que todos têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento geral.”