Continua após publicidade

“Qual você prefere?”: Como aplicar a psicologia positiva no mundo corporativo

Abordagem pode ajudar a promover a satisfação dos colaboradores e o bem-estar no ambiente organizacional.

Por Soraia Schutel, em colaboração especial para a Você S/A*
Atualizado em 15 jul 2024, 12h23 - Publicado em 15 jul 2024, 10h00
-
 (gradyreese/Getty Images)
Continua após publicidade
D

esde a infância, somos ensinados a focar naquilo que nos falta, nas nossas fraquezas e nas áreas em que não nos destacamos. Um exemplo clássico é o aluno que, ao não ir bem em determinada disciplina, passa a reforçar seus estudos justamente nessa matéria. A Psicologia Positiva, no entanto, trabalha na contramão desse conceito, focando nas forças individuais e no potencial humano.

A abordagem surgiu na década de 1990 e representa uma mudança de paradigma na Psicologia, direcionando o foco para o estudo e promoção dos aspectos positivos da vida. Martin Seligman, considerado o pai da Psicologia Positiva, liderou esse movimento, destacando a importância de compreender o ser humano para além das questões patológicas. Através do estudo de fatores como emoções positivas, forças pessoais, significado e propósito, o campo busca promover o crescimento pessoal e a qualidade de vida.

Da teoria à prática: como aplicar a Psicologia Positiva nos negócios

Aplicar a Psicologia Positiva nas empresas oferece uma série de benefícios. Ao promover o bem-estar dos colaboradores, cria-se uma cultura organizacional que valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso estimula as equipes a serem mais engajadas, produtivas e comprometidas com os objetivos da empresa.

Continua após a publicidade

Além disso, a Psicologia Positiva ajuda a desenvolver resiliência, confiança e habilidades de adaptação, essenciais num contexto de mudanças rápidas e incertezas constantes. Preparar líderes e equipes para lidar com desafios e crises, mantendo o desempenho e a eficácia, é uma das principais contribuições dessa abordagem, mas como ir além da teoria e aplicar a Psicologia Positiva no dia a dia das empresas? Algumas sugestões:

Cultivar um clima de trabalho positivo: Os gestores podem promover um clima de trabalho positivo, incentivando a comunicação aberta, o apoio entre a equipe e o reconhecimento do trabalho. Isso pode ser feito através de feedbacks construtivos e da celebração de conquistas individuais e coletivas.

Desenvolver forças pessoais: Identificar e desenvolver as forças pessoais dos colaboradores é fundamental e pode envolver desde testes para o mapeamento das principais características e competências, até a atribuição de tarefas que demandem essas habilidades.

Ter clareza do propósito e servir de inspiração: Os colaboradores de hoje não querem mais apenas um chefe, eles procuram inspiração em seus líderes. Nesse sentido, a Psicologia Positiva pode auxiliar as lideranças a terem mais clareza do seu propósito. Um líder que sabe onde quer chegar, consegue direcionar melhor sua equipe, motivando os colaboradores.

Continua após a publicidade

Focar no crescimento e no desenvolvimento: Em vez de apenas se concentrar em corrigir problemas, os gestores podem adotar uma abordagem que valorize o desenvolvimento e o aprendizado, com programas de treinamento e mentorias.

Compartilhe essa matéria via:

*Soraia é cofundadora da escola Sonata Brasil e Doutora em Administração pela UFRGS. Possui especialização em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.