Continua após publicidade

As 30 profissões em alta para 2021

Saúde e TI são os setores que mais estão contratando. Mas o novo ano traz oportunidades para todas as áreas com a chegada da vacina e retomada da economia. 

Por Juliana Américo
Atualizado em 31 mar 2021, 11h44 - Publicado em 30 dez 2020, 14h00

O ano de 2020 foi marcado pelo maior número de desempregados que o Brasil já viu: são 14 milhões de pessoas em busca de trabalho. Apesar das dificuldades que a pandemia trouxe, algumas áreas se destacaram e prometem continuar em alta em 2021. 

Publicidade

É o caso do setor de tecnologia. Ele já vinha crescendo nos últimos anos e com o isolamento social viu um aumento na digitalização e adoção de novas ferramentas que permitissem um mundo remoto, que vai do trabalho e educação até as compras e lazer. 

Publicidade

A área da saúde enfrentou o desafio de lidar com uma pandemia, mas também teve a oportunidade de melhorar e modernizar o segmento. Na verdade, segundo Ricardo Basaglia, diretor geral da empresa de recrutamento Michael Page, foram exatamente esses dois setores que  tiveram um bom ano. “A Covid-19 mudou a forma de contratação das empresas e dos processos seletivos. Tivemos muitas contratações remotas e demandas por cargos ligados às áreas de saúde e tecnologia. As companhias também aceleraram as contratações de terceiros e temporários, tendência que deve ser mantida no próximo ano.”  

Ele ainda ressalta que, com a chegada da vacina e uma possível retomada da economia, a expectativa é de que as empresas passem por uma onda de expansão e contratações no ano que vem – e aí as oportunidades são para todas as áreas. 

Publicidade

Confira os 30 cargos em alta para 2021, segundo a PageGroup, e o salário de cada um deles: 

Recursos Humanos

A área precisou se reinventar em 2020. As equipes estão mais enxutas e as empresas buscando por profissionais com perfil mais generalista. Além disso, os trabalhadores do setor precisam estar de olho nas tecnologias que permitiram manter as atividades durante o isolamento social, como videoconferências e software de controle de jornada. 

Publicidade
Continua após a publicidade

Tecnologia

O setor está em alta já faz alguns anos e passou por 2020 sem nem sentir a crise.  A quarentena acelerou os processos de transformação digital que estavam nas listas de tarefas das companhias, assim como avançou os projetos voltados para segurança da informação e evitar crimes cibernéticos. 


Digital

Com o crescimento do mercado de digital e altos investimentos em startups, aumentou também a necessidade de melhoria em estratégias e jornada do cliente.


Finanças

Em momentos de crise, os profissionais com uma visão ampla do negócio costumam se destacar. As empresas querem pessoas que pensem o negócio e entendam os impactos de suas ações no dia a dia da área para os resultados da companhia.

Publicidade

 Agronegócio

O agronegócio foi um dos poucos setores que conseguiu crescer durante a pandemia. Por isso, as empresas viram a necessidade de aumentar o time de vendas, profissionais consultivos e com foco em soluções para melhorar os resultados em cada regional. 


Engenharia e Manufatura

As companhias estão investindo cada vez mais na área de EHS (do inglês Environment, Health and Safety), principalmente quando se trata de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. 

Continua após a publicidade

Logística

Durante o isolamento, as empresas identificaram a necessidade de ter um departamento de suprimentos estruturado, com procedimentos, compliance, indicadores de nível de performance de fornecedores e política de estoques bem definidas. 


Saúde

Os profissionais de saúde são aqueles que estão na linha de frente no combate contra a Covid-19, por isso, o setor de saúde está demandando cada vez mais pessoas de diversos níveis e áreas. O setor também está precisando se reinventar e ser ágil para atualizar os procedimentos de saúde devido à pandemia e desenvolver novos produtos. 


Jurídico

Com a retomada gradual da economia, empresas menores estão internalizando suas demandas jurídicas com a intenção de diminuir os custos com escritórios de advocacia. Além disso, com o aumento do número de IPOs no mercado, as companhias vêm buscando profissionais com experiência em estruturação de aberturas de capital e forte base societária.


Comercial, Marketing e Operações

A crise reforçou a preocupação com qualidade de atendimento ao cliente final e colaboradores. A construção de um time de vendas ajuda na redução de custos, aumento da produtividade, conversão e entrada no mercado com alta concorrência. Além disso, a quantidade de dados cada vez mais disponíveis demandam profissionais especializados em gerar e acompanhar essas informações.

Publicidade
Publicidade