Continua após publicidade

10 motivos para trabalhar na farmacêutica Aspen Pharmacare

No Brasil desde 2009, a farmacêutica sul-africana Aspen Pharma organiza a casa e estrutura processos para continuar crescendo no ritmo de 48% ao ano

Por Luciana Lima
Atualizado em 30 mar 2020, 14h16 - Publicado em 30 mar 2020, 14h16
Um doa produtos mais famosos da farmacêutica é o Leite de Magnésia de Phillips (Andre Valentim/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Com 160 anos de história, o grupo farmacêutico sul-africano Aspen Pharmacare é um dos maiores do mundo. A companhia possui 10 000 funcionários, espalhados por 55 operações, e fornece medicamentos para mais de 144 países. Por aqui a Aspen desembarcou há apenas dez anos. Embora novata e pouco conhecida pelo público, desde 2015 a subsidiária brasileira dobrou de tamanho. Com sede no Rio de Janeiro e uma fábrica em Serra, no Espírito Santo, a empresa conta com 371 empregados e comercializa fitoterápicos e remédios vendidos sob prescrição médica. Um de seus produtos mais famosos é o Leite de Magnésia de Phillips. Em 2016, a companhia assinou acordo para comercializar o portfólio da então concorrente AstraZeneca, passando a vender também anestésicos. No último ano, a farmacêutica faturou 375 milhões de reais, um crescimento de 48% em relação ao período anterior.

1. Casa nova

Em dezembro, a sede da empresa, no Rio de Janeiro, mudou de endereço. O novo escritório de 1 000 metros quadrados conta com conceito aberto e espaço para descompressão com mesa de sinuca e refeitório. O objetivo da mudança é integrar os times. “Antes, a diretoria e a operação ficavam em andares separados. Queremos aproximar as pessoas para aumentar a troca de ideias”, diz Patrícia Franco, diretora de RH da Aspen.

2. Sem rigidez

Além de banco de horas, os funcionários da companhia possuem short Friday e horário de entrada flexível. Por lá, o expediente é encerrado às 15 horas às sextas-feiras e os empregados podem entrar na companhia entre 7 e 9 da manhã todos os dias.

3. Primeiros passos

No ano passado, a Aspen começou a tratar de diversidade e inclusão. Além da criação de um comitê formado por diretores de todas as áreas e pelo presidente, Alexandre França, firmou uma parceria com a consultoria Transempregos para sensibilizar os funcionários e contratou a primeira profissional trans.

4. Ouvido atento

Cerca de 100 empregados fazem parte do time de vendas e ficam espalhados pelo Brasil. para garantir alinhamento, em outubro de 2019 a Aspen contratou uma executiva responsável por estruturar a área de comunicação, que até então não existia, e organizar o fluxo de informações internas.

 

5. Lições de liderança

Há dois anos, 25 funcionários, incluindo analistas, foram para Orlando, na Flórida, realizar um curso no Disney Institute, com tudo pago. A ideia era conhecer o segredo do atendimento do parque, conhecido por sua excelência. A Aspen pretende repetir a iniciativa neste ano com outros empregados.

6. Fazendo o bem

Todo ano em julho os escritórios do Grupo Aspen comemoram o Mandela Day, celebrado em homenagem à memória do líder africano. Na data, os funcionários são liberados para realizar projetos de voluntariado. Em média, 120 empregados brasileiros participam das ações todos os anos. Desde 2011, o Grupo já realizou 450 projetos em 39 países.

7. Falta clareza

No Glassdoor, funcionários reclamam da falta de um plano de carreira. Há um ano, a Aspen criou um programa para que os funcionários planejem com os líderes seus objetivos e também tornou públicas as informações sobre vagas globais da companhia.

8. Expansão à vista

Até 2024 a Aspen pretende investir 50 milhões de reais e expandir a fábrica no Espírito Santo. A maior parte desse aporte será destinada à área de anestésicos visando ao mercado nacional.

Continua após a publicidade

9. Questão de gênero

Embora as mulheres representem 59% do quadro, a empresa não possui iniciativas de apoio para a ascensão das profissionais na companhia. “O alto número de mulheres foi algo orgânico para nós”, diz Patrícia.

10. Dinheiro limitado

Cada área da empresa tem um orçamento destinado à concessão de bolsas de estudo para graduação, cursos técnicos, MBA e idiomas. Hoje, 25 funcionários cursam aulas de inglês 100% custeadas pela empresa.

10 motivos para trabalhar na farmacêutica Aspen Pharmacare

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.