Líderes precisam contar histórias

A narrativa de um chefe é fonte importante de aprendizado e inspiração para os times

A capacidade de contar histórias faz parte da jornada da humanidade na Terra. Uma das habilidades do homo sapiens é a sabedoria para engajar as pessoas em causas comuns. Essa fantástica qualidade nos diferenciou das outras espécies humanas há 150 mil anos e foi decisiva para nos fazer triunfar neste pequeno planeta azul. No brilhante livro Sapiens, o autor Yuval Harari, promove uma imersão nesse tema e mostra o quanto essa revolução cognitiva foi decisiva para o nosso desenvolvimento.

Acreditar no Estado, no poder dos grupos, no capitalismo, nas religiões, no dinheiro e na sociedade organizada foi fundamental para nos estruturarmos. E somente a nossa espécie possui essa capacidade de organizar ideias e transmitir, de geração em geração, a sua experiência e a forma como as coisas funcionam.

No mundo corporativo, a competência de contar histórias aparece de forma marcante no marketing e nas áreas de estratégia de negócio. O chamado storytelling é a capacidade de uma marca contar seu propósito e de mostrar aos consumidores o motivo de sua existência.

Quando falamos em gestão de pessoas, a arte de contar histórias também tem um papel fundamental. No novo mundo do trabalho não há mais espaço para modelos engessados de desenvolvimento. Não existem mais planos de carreira pré-concebidos em que a pessoa vai evoluindo como numa escada rolante. O plano de carreira é do indivíduo e ele precisa aproveitar as oportunidadesque irão surgir ao longo de sua trajetória. Mas, como desenvolver a carreira nessa era de imprevisibilidade?

Uma das ferramentas mais potentes é dedicar tempo para conversar. O líder contemporâneo precisa investir energia em discussões sobre carreira. E uma das mais poderosas ferramentas para isso é contar sua trajetória. Mostrar como superou dificuldades e construiu a sua vida profissional.

A narrativa de um líder sobre sua carreira é uma fonte importante de aprendizado. Além de ser um resgate de si mesmo, falar sobre o passado e como organizou sua carreira é criar conexão, repertório e ampliação de visão para os liderados.

Se você é gestor, dedique um tempo para conversar sobre carreira. Conte suas histórias e escute a narrativa de carreira do seu time. Essa conversa também é um exercício para conhecer e aprender com o outro. Em seus estudos,  o pesquisador e professor de cultura e engajamento, Wilmar Shaufelli, afirma que líderes que têm um diálogo permanente sobre carreira aumentam, em média, três vezes o engajamento da equipe.

Mais do que discutir cargo e salário, bater papo sobre carreira é um ato para pensar o desenvolvimento. E a habilidade de contar histórias é fundamental nesse processo. Afinal, ser um chefe inspirador passa por compartilhar experiências e colaborar para que as pessoas construam o seu mosaico de possibilidades. Mais do que monitorar rotinas e processos, precisamos investir tempo para estar próximos das pessoas.

A Editora Abril tem uma parceria com Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela Você S/A sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s