Saiba como acessar o aplicativo Meu INSS
Plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social é o melhor canal para os beneficiários encontrarem serviços e informações. Confira.

O “Meu INSS” é o canal digital de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde sua criação, em fevereiro de 2017, a plataforma gratuita tem apresentado um ganho constante de usuários, com quase 84 milhões de acessos mensais.
Ela está disponível no navegador ou no aplicativo próprio para dispositivos móveis. Por meio dela, os beneficiários podem fazer o requerimento de benefícios, consultar o andamento dos pedidos, emitir extrato de tempo de contribuição, obter certidões e simular a aposentadoria, entre outros serviços.
Como acessar o Meu INSS
Para acessar o Meu INSS, o usuário deve fazer o login na plataforma com seus dados cadastrais do “gov” – o mesmo usado em todas as ferramentas do governo. O login pelo site pode ser feito neste link; já quem optar pelo acesso através do aplicativo “Meu INSS” deve baixá-lo na Google Play Store ou Apple App Store.
Alguns serviços da plataforma estão disponíveis mesmo sem a informação de senha. Sem realizar o login, usuários ainda podem consultar o calendário de pagamento de benefícios, a localização de endereços das Agências da Previdência Social, emitir guias de pagamento da contribuição previdenciária, entre outros.
A navegação no Meu INSS foi definida pelo Ministério da Previdência Social como “prática e intuitiva”; mas, se o cidadão tiver alguma dificuldade para se situar na plataforma, pode contar com o auxílio da assistente virtual “Helô”, disponível tanto no portal, quanto no aplicativo.
O “Meu INSS” também traz orientações para a recuperação do acesso, caso o usuário não se lembre dos próprios dados de login. Para garantir a segurança de suas informações, é importante que o cidadão não forneça documentos ou senhas a terceiros. Em caso de dúvidas e dificuldades, o recomendado é buscar ajuda em uma Agência da Previdência Social ou ligar para o número 135.
Serviços disponíveis e usuários
Entre os serviços e informações mais procurados no último mês estão o acompanhamento de processos, entrada em requerimentos, extrato de pagamento, bloqueio/desbloqueio de consignado e emissão da carteira virtual do beneficiário.
Desde sua criação, em fevereiro de 2017, a plataforma ganha usuários a cada ano que passa. Em 2017, eram cerca de 29 milhões usuários, até novembro de 2024, foram registrados quase 756 milhões – a curva caminha para superar os 832,5 milhões de 2023.
Segundo o Ministério da Previdência Social, atualmente, o INSS paga 31,7 milhões de aposentadorias e pensões e 6,3 milhões de Benefícios de Prestação Continuada.